sábado, 23 de maio de 2009

Adeus ao mestre de Astanga Vinyása Yoga


A maioria das aulas de Yoga que encontramos no Ocidente hoje descende dos ensinamentos do indiano Krishnamacharya. Ele passou seus conhecimentos para discípulos no início do séc XX, entre os quais B.K.S. Iyengar e Sri. K. Pattabhi Jois, os dois maiores “pais” da prática de Hatha Yoga presente no Ocidente.

Iyengar definiu um estilo de prática próprio que ficou conhecido como Iyengar Yoga. Pattabhi Jois fixou o que seu Guru lhe passou: um sistema de série fixas de posturas seqüenciais, com número determinado de respirações, contrações (bandhas) e foco do olhar para cada uma delas. Este sistema ficou conhecido como Astanga Vinyása Yoga.

O estilo Astanga chegou aos ocidentais em 1975 e tornou-se bastante popular devido à sua grande exigência física e à popularidade de praticantes como Sting, Madonna, Willian Dafoe, Gwyneth Patrol, entre outros, tornando-se um um dos estilos mais procurados por pessoas que desejam um trabalho físico vigoroso com algo mais…

O que seria esse algo mais? O que está escrito no prefácio do livro “Yoga Mala”, de Pattabhi Jois : “Assim como um Japamala (colar de contas) enfeita o pescoço e uma guirlanda de flores enfeita os deuses, essa guirlanda de Yoga (Yoga Mala), quando praticada com disciplina, adorna nossa vida com paz, saúde, energia irradiante e , por fim, com o conhecimento do Ser”.

Pattabhi Jois deixou seu corpo dia 18 de maio de 2009, aos 93 anos, em Mysore, Índia. Pelo legado que deixou, merece todas as honras. Oooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Nenhum comentário: