sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tecnologia Social

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social.

Identificando a necessidade de superar o velho paradigama cientifico baseado no cartesianismo e sua mecanicidade carregada de ideologia, necessitamos também a criação de outro tipo de tecnologia, capaz de romper com essa reprodução e libertar o potencial criativo dos trabalhadores.

Podemos considerar a Tecnologia Social como o modelo de tecnologia desse novo paradigma científico baseado em uma visão sistêmica que busca o bem estar coletivo e da emancipação das partes para o fortalecimento do todo.

As Tecnologias Sociais devem ser e ter:

* Libertadora do potencial e da criatividade;

* Produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis;

* Focadas às realidades locais;

* Elaboradas e implementadas participativamente;

* Baixo custo monetário de aplicação;

* Resultados comprovados.

Podemos identificar três níveis de Tecnologias Sociais de geração de trabalho e renda:

Produção e prestação de serviços:

* Linha de produção;

* Equipamentos e Insumos;

Gestão:

* Autogestão financeira e jurídica

* Marketing solidário;

Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Local:

*Comércio Justo;

*Microfinanças Solidárias;

Economia Solidária como novo paradigma do pensamento econômico

Podemos defender a Economia Solidária como um novo paradigma econômico que propõe a construção de um sistema econômico humano, includente e estável capaz de garantir o bem estar coletivo e das próximas gerações e responder aos atuais dilemas ligados à crise do mundo do trabalho, degradação ambiental, miséria, entre outros.

RTS

A Rede de Tecnologia Social - RTS reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais.

* Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que devem representar efetivas soluções de transformação social.
A RTS tem, ainda, o propósito de estimular:
* a adoção de Tecnologias Sociais como políticas públicas
* a apropriação das Tecnologias Sociais por parte das comunidades
* o desenvolvimento de novas Tecnologias Sociais, nos casos em que não existam para reaplicação

As instituições que integram a Rede de Tecnologia Social (RTS) assumem os seguintes princípios:
a) Praticar a democracia, o diálogo, a solidariedade, a descentralização sem subordinação, a acessibilidade plural, a heterogeneidade de diferentes pontos de vista e o empoderamento social.
b) Buscar o contínuo aperfeiçoamento da Rede, ampliando seus participantes, aprimorando suas práticas e concepções.
c) Influenciar a elaboração de políticas públicas coerentes com os objetivos da RTS, inserindo a Tecnologia Social na agenda governamental sem substituir o papel do Estado e dos governos.
d) Articular os diversos atores sociais das esferas de governo, de empresas, de universidades e institutos de pesquisa, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, a fim de disponibilizarem e permutarem conhecimentos, bem como pactuarem ações e estratégias relevantes à população envolvida.
e) Implementar mecanismos de identificação, sistematização, difusão, reaplicação, monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento de Tecnologias Sociais e buscar novas soluções para demandas ainda não atendidas.
f) Contribuir para o desenvolvimento de mecanismos e metodologias que permitam avaliar as Tecnologias Sociais, a fim de repassá-los às populações beneficiárias para o auto-monitoramento de seu uso e reaplicação.
g) Agregar e articular as competências complementares de seus integrantes.
h) Identificar e organizar demandas para reaplicação de Tecnologias Sociais, articulando-as com programas, linhas de financiamento e assistência técnica dos órgãos de governo e demais entidades de apoio.
i) Articular-se com outros espaços existentes a fim de contribuir para potencializar suas ações, bem como deles obter incremento à RTS.
j) Dispor de um conjunto de Tecnologias Sociais relacionadas a distintas demandas que sirvam de referência a sua implementação pela RTS ou por quaisquer outros agentes, nas diversas regiões do país, respeitando suas características e prioridades.
k) Garantir a adesão voluntária por manifestação escrita de interesse e respeito aos seus princípios.
l) Difundir os princípios e ações da RTS em diferentes esferas da sociedade.
m) Atualizar e aperfeiçoar continuamente os procedimentos da RTS, registrando e divulgando seus processos e resultados.

Fonte: www.itcpfgv.org.br e www.rts.org.br

Nenhum comentário: