quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mostravídeo Itaú Cultural - dia 08/04 - qua

abril 2009

curadoria Jorge La Ferla

FREE

PROGRAMA 1

Preparação II
Letícia Parente, Brasil, 1976, 7min40s
Registro de uma ação sobre o corpo da artista, que é submetida a diversas injeções. As substâncias da seringa contêm vacinas simbólicas que oferecem anticorpos contra os preconceitos da arte e do público no contexto político e cultural do Brasil na ditadura dos anos 1970.

The Space Between the Teeth
Bill Viola, Estados Unidos, 1977, 10min13s
A figura do autor enquadrado resgata a ideia de sua imagem visual, mas também sonora. A ação do grito se estrutura no deslocamento da câmera por um corredor. O plano termina em um detalhe da boca do personagem. Essa ação de escrita do movimento e do tempo se finaliza com uma fotografia instantânea.

Living with the Living Theatre
Nam June Paik, Betsy Connors e Paul Garrin, Estados Unidos, 1989, 28min30s
Reconstrução em vídeo da vida de Julian Beck, diretor do grupo teatral Living Theatre, e de uma época perdida da cultura alternativa e da cultura americana.

Girl Power
Saddie Benning, Estados Unidos, 1992, 15 min
Manifesto sobre as formas de documentar uma postura política na década de 1990. A revolta contra as instituições se traduz em uma visão sobre o próprio corpo durante a languidez desse período nos Estados Unidos.

Carlos Nader
Carlos Nader, Brasil, 1998, 15min30s
A impossibilidade de conceber ideias sobre a essência da condição humana abre possibilidades expressivas mais complexas que vão da imagem onírica a uma visão interna transbordante em seu vazio

Nenhum comentário: