sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Exposição Multimídia O que queremos para o mundo? [Release]



O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora recebe de 9 de setembro a 7 de novembro a Exposição Multimídia O que queremos para o mundo?, que oferece uma experiência artística e sensorial às crianças e suas famílias. Em quatro cubos mágicos gigantes, as crianças podem experimentar, brincar e criar universos próprios com muita arte e tecnologia. Um convite especial à inspiração e às invenções infantis.

Por meio de sonoridades, visualidades e experimentações, a Exposição é um espaço onde as crianças são protagonistas do mundo que habitam dentro e fora de si. A intenção é potencializar a sensibilidade e a imaginação das crianças, e proporcionar uma experiência artística para expressão individual e colaborativa.


Atividades extras integram a programação da exposição. Entre elas, estão: o Mini Fórum e diversas oficinas como as de Cinema e Fotografia para as crianças. Semanalmente, durante dois meses, o Espaço Cultural Correios será um espaço interativo, de diálogo e escuta infantil. Depoimentos das crianças participantes e conteúdos audiovisuais produzidos por elas nas oficinas serão compartilhados na exposição e nas redes sociais do projeto, levando mensagens criativas a todos.

Segundo Igor Amin, Coordenador Geral da Exposição e sócio-diretor da Cocriativa, esta é “uma oportunidade única de entrar em um mundo que não estamos mais acostumados a ter contato. As crianças habitam um universo imaginário, lúdico e fantástico. Sejam bem-vindas, respirem profundamente e divirtam-se”. Já a produtora e pesquisadora Vanessa Fort, da equipe de Concepção e Curadoria da Exposição, “o projeto O que queremos para o mundo? pesquisa e trabalha há anos com conceitos que têm intenção de potencializar as interlocuções infantis que, sensíveis e criativas, oferecem símbolos e recursos para o mundo. Trabalhamos esses conceitos para criar uma experiência artística e divertida para as crianças e suas famílias.” Mediadores acompanham os pequenos visitantes nessa jornada artística, proporcionando atividades de troca e diálogo criativo.

A exposição é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h até dia 7 de novembro.

A Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo? é patrocinada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e pelo Correios - selecionado pelo Concurso Cultural promovido pela instituição.

Sobre o Projeto O que queremos para o mundo?
O Que Queremos para o Mundo? é um projeto de conteúdos audiovisuais infantojuvenis para um mundo melhor, uma plataforma transmídia - que incluí Cinema, Educativo, Exposição Multimídia, Programa de TV e Portal na internet. As primeiras ações do projeto foram realizadas em plataformas multimídia como a internet e dispositivos móveis, onde pessoas enviavam suas ideias para uma chamada criativa e para o canal de youtube do projeto, que eram compartilhadas pelas redes sociais. Além das ações, o projeto possui uma parte educativa por meio de diversas oficinas audiovisuais em escolas e festivais ambientais e culturais. Em um segundo momento, surgiu o programa televisivo realizado para o canal infantil Gloob, da Globosat, que estreiou em setembro de 2012 como interprogramação ao longo dos intervalos, exibindo em pílulas de 1 minuto e 30 segundos a história de crianças de 5 a 12 anos de todo o Brasil que deram seus depoimentos sobre o que queriam para o mundo.

A partir desta experiência, se desenvolveu a produção do longa-metragem O Que Queremos para o Mundo? - O filme, que tem estreia prevista para 2016. O filme conta a história de quatro amigas que após um trabalho de escola - com título homônimo, precisam pensar uma solução para problemas do mundo. Uma relação intrínseca está presente nesta obra: o audiovisual como instrumento para conscientização e reflexão social, que pode ser visto como um meio importante para deslocar preocupações contemporâneas, como a reinvenção da relação do humano com o meio ambiente e consigo mesmo. Esta exposição é parte do processo criativo, que segue toda a linha do projeto como um convite.

Espaço Cultural Correios
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado. Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Serviço:
Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo?
Data: 9 de setembro a 7 de novembro de 2015
Abertura: 4ª feira às 19h30, | 9 de setembro de 2015
Visitação: 2ª a 6ª feira de 10h às 18h | Sábados de 10h às 14h
Local: Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG
Informações: (32) 3690-5715 | (32) 9956-5123
Patrocínio: Correios
Entrada franca - Classificação Livre
Acesso para pessoas com necessidades especiais

Texto Curadoria:
O que queremos para o mundo? é uma exposição de sonhos compartilhados. Entre florestas sonoras e chuvas coloridas, um universo se apresenta como coração das coisas, oferecendo um infinito de possibilidades. Uma oportunidade de criar-se com o outro e de compor relações por meio de experimentações poéticas. 

Afinal de contas o que queremos? Escutar as crianças, oferecer-lhes um espaço de invenção de si e dos seus mundos, de imaginação de um mundo melhor e de potencialização diária da nossa humanidade.  

A infância nos ensina e nos conserva a visão e conexão. Ainda que nos ensinem que precisamos nos diferençar, sabemos de nossa necessidade de comunhão. Fazemos um convite permanente à infância que, livre, vibra, vendo o mundo sempre pela primeira vez. 

Sejam bem-vindos! Família O que queremos para o mundo?

Idealização:
Cocriativa 

Coordenação Geral:
Igor Amin
Vinicius Cabral

Concepção e Curadoria:
Igor Amin
Débora Tavares
Luiza Bastos Lages
Vanessa Fort
Vinicius Cabral
Vitor Drumond

Produção Executiva:
Vitor Drumond

Coordenação de Produção:
Maria Elisa Macedo

Assistente de Produção:
Luiza Therezo

Produção Juiz de Fora:
Fernanda Koch

Mediadores:
Gabriela Monteiro
Isis Reis 
Juliana Cardoso
Lara Toledo
Luisa Toledo 
Kell Teles

Coordenação de Comunicação:
Maria Elisa Macedo

Identidade Visual:
Lampejo Design
Igor Amin

Design e Website:
Imaginosfera

Divulgação:
Laís Lamas

Produção e Revisão de Textos:
Vanessa Fort

Oficinas:
Bruna Carvalho
Igor Amin 

Expografia:
Interface Tátil
Leandro Diniz

Elétrica:
Leandro Diniz

Alimentação:
Varsneya Vasú

Desenho de Som:
Daniel Nunes

Vinheta e Projeções:
Lucas Souza
Julia Bianchi

Jingle:
Mariana Lima

Making of:
Estúdio Buena Onda

Fotografia:
Estúdio Buena Onda
Artur Andrade

Gestão e Prestação de Contas:
Clac Cultural

Realização:
Ministério da Cultura

Patrocínio:
Correios

Nenhum comentário: