terça-feira, 18 de novembro de 2014

CIRCUITO AUDIOVISUAL COCRIATIVO: VALE DO JEQUITINHONHA

CIRCUITO AUDIOVISUAL COCRIATIVO: VALE DO JEQUITINHONHA

Projeto leva oficinas de produção audiovisual para jovens do ensino estadual do Vale do Jequitinhonha; vídeos produzidos serão exibidos na Feira Cocriativa, no dia 13 de dezembro, em Diamantina, onde participantes também serão contemplados com bolsas de continuidade para novas produções locais.

Desde 27 de outubro, os co-instrutores da TV Cocriativa estão percorrendo cidades do Alto Vale do Jequitinhonha e promovendo as oficinas “vídeo no celular” para jovens entre 12 e 17 anos. A iniciativa faz parte do projeto Circuito Audiovisual Cocriativo, concebido pela Cocriativa Conteúdos Audiovisuais com apoio da Estação Conhecimento, e busca desenvolver novos olhares para os chamados “microproblemas” de cada localidade – como a falta de sustentabilidade e de promoção da cultura local.

Em cada cidade, alunos de escolas locais, indicadas pelas respectivas secretarias de educação, produzem um vídeo de aproximadamente três minutos. Para isso, eles ficam responsáveis por toda a produção, desde a concepção da ideia até a edição final. Os vídeos desenvolvidos serão expostos na Feira Cocriativa, que será realizada em Diamantina no Teatro Santa Izabel e Mercado Municipal, no dia 13 de dezembro, das 10h às 18h.

Além das exibições, a feira contará com a palestra “Protagonismo Juvenil na Era Digital” e a presença de renomados pesquisadores de arte, tecnologia e economia criativa, como:

  • Lala Deheinzelin (SP), palestrante com experiência em quatro continentes, é pioneira em unir o trabalho em economia criativa com sustentabilidade e processos colaborativos, além de ter publicado o livro “Desejável Mundo Novo” (2012);
  • Carlos Falci (MG), professor do programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG; e
  • Eliana Yamaguchi (SP), sócia da plataforma ItsNOON, venceu por três vezes o prêmio Effie Awards de publicidade e uma vez o Jay Chiat Awards, de excelência estratégica.

Por fim, a Feira Cocriativa irá conceder uma bolsa-estímulo ao participante das oficinais que tiver a proposta mais criativa para um vídeo de sua própria autoria.  O vencedor terá todo o apoio e receberá, em 2015, apoio financeiro e técnico para dar continuidade aos trabalhos no Alto Jequitinhonha mesmo após o fim das oficinas. Assim, o ciclo do projeto fica completo, atingindo o objetivo, que é fornecer aos jovens uma atuação completa na cadeia audiovisual, indo desde a sensibilização e formação até a geração de renda com os trabalhos desenvolvidos. O Circuito Audiovisual Cocriativo: Vale do Jequitinhonha cumpre a missão de ser, portanto, um projeto sustentável que visa a continuidade e autonomia criativa dos jovens participantes.

São 13 as cidades envolvidas no circuito: Gouveia, Datas, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serro, Presidente Kubitschek, Serra Azul de Minas, Rio Vermelho, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves, São Gonçalo do Rio Preto, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina.

Os vídeos produzidos até agora podem ser vistos em nosso youtube, acesse:

Conheça mais sobre o projeto em:

Contato:
Igor Amin
(31) 8801-7707

Vinicius Cabral
(31) 9927-7114












Nenhum comentário: