quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Árvores


A evapotranspiração de 1 mm de água (equivale a 1 L/m2) retira 59 cal/cm2. Por isso a sombra de árvores, quando existe água no solo para a planta transpirar, é mais fresca do que a sombra de telhados. Um telhado pode diminuir a temperatura do ar em 2 oC, enquanto a sombra de uma árvore que transpira pode reduzir a temperatura em 4 oC (Primavesi, 2006).

Transpiração é o processo por meio do qual a umidade é levada através das plantas desde as raízes aos pequenos poros na parte inferior das folhas, onde ele se transforma em vapor e é liberada para a atmosfera. A transpiração é essencialmente a evaporação da água pelas folhas das plantas. Estima-se que aproximadamente 10 por cento da umidade achada na atmosfera é liberada pelas plantas através da transpiração
A transpiração das plantas é um processo invisível - como a água está evaporando da superfície das folhas, você não pode ver as folhas "respirando". Durante a estação de crescimento, uma folha transpira muitas vezes mais água que seu próprio peso e uma grande árvore de carvalho pode transpirar 151.000 litros de água por ano, ou 413 litros de água por dia!
Encontrei a mesma informação em outro lugar, dizendo que “uma árvore de grande porte, isolada, pode transpirar 400 litros de água por dia!!!!”

“O SOL NASCE PARA TODOS, A SOMBRA, PARA QUEM PLANTA ÁRVORES.”  IEF.

Nenhum comentário: