segunda-feira, 4 de julho de 2011

bjork muderna

Biophilia – conteúdo e engajamento com Björk

por Daniel da Hora

Como muito do que se escutou neste último Cannes Lions (festival de publicidade) foi sobre conteúdo, engajamento, consumidores como fãs e não como… consumidores; e também como muitas marcas estão tentando se dar bem neste (novo) mundo – p. ex.: Lady Gaga “é” sua própria plataforma de mídia, com 10milhões+ de seguidores só no Twitter; gostaria de compartilhar uma discussão: enquanto a indústria da música se desfaz como castelo de areia, alguns artistas, no entanto, ditam o que será, daqui pra frente, a relação da “marca” como seus “fãs”. Vejam o caso da Björk, genial. Pra mim, já o meu favorito para o Titanium em 2012: Biophilia é muito mais do que um álbum de músicas, é um projeto artístico 2.0 (desculpem o clichê) que une tecnologia, conteúdo e engajamento na internet, em plataforma mobile, em shows ao vivo e em instalações.

Funciona assim: cada single do álbum será lançado (também e principalmente) como um App de iPad. Isso mesmo. Daí, você pode escolher em adquirir singles específicos ou todo o “projeto”, que terá App “guarda-chuva” para gerenciar os conteúdos. Cada música / app será interativa e você poderá jogar, editar, etc, no melhor estilo colaborativo. O projeto das Apps ficou por conta do Scott Snibbe (criador do OscilloScoop), que foi patrocinado por Bjork para desenvolver a plataforma mobile de engajamento.

Segundo o The Guardian, a própria construção do projeto foi colaborativa, algo com que a Björk, como artista e criadora, lida muito bem, e exigiu uma grande quantidade de pessoas envolvidas, desde músicos, cantores, passando por designers, engenheiros de som e gente de TIC. Os shows começam pelo MIF – Manchester Internacional Festival (de 30 de junho a 17 de julho) – e devem passar pelas principais cidades do mundo. E a própria artista tratou de lançar teases sobre o álbum em seu canal de Youtube (abaixo) e pelo Twitter. A arte, como em muitos momentos da história, joga luz sobre como ser relevante e cativar o público. Marcas e publicitários, aprendam.


via update or die

Um comentário:

Igor disse...

Fino d+! Videoclipe em 3d e por aí vai! Se eu topar com ela pelo Inhotim vou ver se pergunto sobre =P