Resumo da Mesa Mercado Audiovisual no Contexto das Novas Mídias (25/10/2010)
BRASIL CINEMUNDI 2010
Mesa: Mercado Audiovisual no Contexto das Novas Mídias
(25/10/2010 - Palácio das Artes - BH-MG)
Mini-Currículos
Convidados:
André Deak Jornalista, trabalha há mais de 10 anos no ambiente online. Realizou reportagens de quase todos os países da América do Sul e da Europa ocidental. Foi editor-executivo multimídia durante o processo de reformulação da Agência Brasil, até 2007. No ano seguinte, gerente de comunicação da CPFL Cultura. Prêmio Vladimir Herzog 2008, categoria internet. Ministra cursos e palestras sobre jornalismo online e narrativas interativas (USP, UFSC, PUC-SP, Cásper Líbero, Comunique-se, Diários Associados, Abraji, Editora Abril, entre outros). Mestrando na área interfaces sociais da comunicação, na USP.
Carlos Henrique Falci É doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da UFMG, na Escola de Belas Artes, no curso de Cinema de Animação/Artes Digitais, na área de arte mídia. É membro do grupo de Pesquisa 1maginári0, da UFMG, que produz e investiga obras que conjugam arte e tecnologia. Atualmente desenvolve pesquisa sobre processos colaborativos e imersão em obras de arte computacional presentes em redes sócio-técnicas
Daniela Pfeifer Mestre em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Imagem, ambos pela PUC-Rio. Trabalhou durante cinco anos na Coordenação de Acompanhamento de Projetos da Agência Nacional do Cinema – ANCINE. Atualmente gerencia a área de mídias digitais na distribuidora de audiovisual ELO COMPANY, onde foi responsável por estruturar e lançar o projeto de TV por internet blinkxbrasil, e implementar ações inovadoras como mostras online de audiovisual. Participou como palestrante de diversos em eventos como Broadcast & Cable (SP), Tempos de Transição (Poa), Socine (RJ, BSB, SP), Intercom (RN), Enecult (BA) e Compos (SP). Recentemente publicou o artigo "Novas Janelas" no livro Cinema e Mercado (org. Alessandra Meleiro), com circulação nacional e internacional.
Ricardo Xavier Colaborador responsável pela curadoria de conteúdo e programação da TAL. Jornalista formado pela PUC-SP. Iniciou carreira nas redações do Panorama Setorial/Gazeta Mercantil e da agência Reuters. Trabalhou como produtor e editor em produtoras de documentários. Desde 2006, está na TAL - Televisão América Latina.
Edson Soares Júnior Quando criança organizava as festinhas e jornal do colégio. Hoje é Gerente de Projetos WEB da Mixer. Formado em Jornalismo pela ECA-USP, Trabalhou como gerente de comunidades do FLICKR, portal de fotografias do Yahoo e também é realizador audiovisual. Arrisca como Djs em casas noturnas de São Paulo.
Mediação:
Igor Amin É publicitário, artista multimídia, arte educador e gestor sóciocultural. Seus trabalhos artísticos são focados em criatividade, audiovisual e novas mídias. Dirigiu mais de 18 vídeos de micro-duração exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema como no Pocket Films, no Centre George Pompidou (Paris-FRA). Sóciodiretor da A Produtora Audiovisual, viabiliza estudos e negócios em Audiovisual e Novas Mídias. Coordena o Cineclube Curta Curta desde 2008, projeto da Associação Curta Minas ABD/MG. É editor da Revista Eletrônica Diadorim Cultural – Arquitetura, Cultural, Turismo e Comunicação.
Resumos em tópicos:
Daniela Pfeifer (Elo Company)
- Como Audiovisual se insere no Contexto Multiplataforma?
- O crescimento do cenário independente no Brasil. Para onde essa produção vai? (Foco na produção cinematográfica independente). -Pouco canais de distribuição convencional. Novos canais e novos modelos de negócio.
- Canais: Cinema, tv, Lan houses 180.000 no Brasil (um canal importante).
- O celular vira um canal - demanda produções/conteúdos.
- Lançamentos de filmes simultâneos em várias mídias – Exemplo Filme Cafuné – Licenciado em Creative Commons, lançado na web e cinema.
- Importância de Mostras online – Chegar a um público maior - democratização do acesso - Nova janela – divulgação a mais. Difusão de filmes fora do eixo.
André Deak (Cultural Digital)
- www.culturadigital.br, pessoas em rede gerando debate e engajamento diante as políticas públicas.
- Importância da publicação no início – textos de Tas, Ronaldo Lemos, Ladislau Dowbor.
- Sobre o segundo fórum do Cultura Digital – Oficinas e partipações auto-gestionáveis/pensadas de forma colaborativa e voluntária.
- A utilização da comunicação digital para divulgação audiovisual – on-line, caso das produções de nicho.
- Reflexão sobre a ideia da Teoria da Calda Longa.
- A Cultura livre faz muito mais sentido para jovens que não compreendem como consumir música pagando.
- Case: site Kickstarter (novos modelos de financiamento).
- Case: Producaocultural.com.br – Vídeos/microdocs produzidos para internet.
Ricardo Xavier (Tal – Televisão América Latina)
- Tal – Proposta de integração da américa latina através da cultura.
- Distribuição de conteúdos veiculados na Tal, cedidos pelos associados.
- TVs associadas que entram em contato de acordo com interesses por conteúdos. Janela online. Possibilidade de Rede e Diálogo com outros países através da TV, um dos meios mais acessíveis para conteúdos. Distribuição independente TV, Web, Cinema.
- Definição de ideia do “independente”. O independente sem vazão.
- A Tal também produz, coproduções – Documentários, exemplo de iniciativas em periferias emergentes registradas. Inspiração em programas como o Doctv.
- O fim da WEB via aplicativos móveis?
Carlos Falci (Pesquisador/UFMG)
- Memórias culturais em ambientes programáveis. Poéticas digitais.
- Pensar em outro tipo de memória cultural x memória comunicativa.
- Memória registrada pelas telecomunicações – através de informação.
- Essa memória comunicativa pode virar uma memória cultural. Discussão sobre conteúdos. Modos de produção dessa memória.
- Case: Wefeelfine. Busca dos sentimentos. “i’m feeling”; “I Feel”. Projeto que organizam os sentimentos em rede.
- Ponto chave das redes não são conexões, mas sim interação por empatia.
- Case: Geoplay: Como os conteúdos produzidos pela cultura digital podem ser reinventados através dessas novas mídias. Também é uma produção Audiovisual.
- Case: Kutiman – músico independente de israel – 3.153.553 views no youtube.
- Produção colaborativa – novas formas de conteúdos, troca, rede, geração de empatia.
- A Dinâmica da rede. Estrutura compartilhada de conhecimento não comporta meios de centralização. “Coodenar de forma compartilhada”.
- Toda memória é coletiva. Todo uso de qualquer coisa provoca uma memória/cria uma memória.
- Novas mídias = ambientes programáveis.
Edson Soares Júnior (Mixer/SP)
- Definição do termo novas mídias é um desafio. Produção Audiovisual no Contexto da Convergência de mídias e produção de conteúdos de forma colaborativo.
- Os contextos de Produção, distribuição, consumo.
- A convergência está na cabeça do usuário. A mídia em todo lugar – Mídia expandida.
- Consumo: Less Browsing More Getting / Curador / Aplicativo – seletor de conteúdos. Esse seletor é a rede/o nicho.
- Case: Touching Stories – Tocar, alterar as histórias. Game.
- Case: Youtube/Rai.tv representa 3% do faturamente veiculações mídias digitais. Compra de roupas no youtube. Youtube Partners.
- Case: GoogleTV – computador conectado a TV. Protótipo da TV Digital tão esperada. A TV interativa.
- Exemplo do vídeo – Impacto gerado por essas mídias. Site da Mixer – interação de pessoas e conteúdos. E não interação por interação.
Colocações/Provocações do mediador:
- Esclarecimentos de 3 contextos diferentes no Mercado Audiovisual + Novas Mídias: Conteúdos audiovisuais tradicionais (longa-metragem, etc) veiculados direto em mídias alternativas como a web ou celulares X conteúdos audiovisuais retrabalhados ou desdobrados em mídias alternativas, como teasers de filmes, campanhas virais, etc. X Conteúdos produzidos para essas mídias alternativas, contéudos com características dessas mídias (vídeos caseiros, espontâneos, feitos por amadores, por exemplo).
- Recente vinda de Chris Anderson (Editor-chefe da revista Wires) ao Brasil: solicitou um único encontro com uma pessoa: Gaby Amarantos, cantora paraense de Tecnobrega, cena que reinventou o modelo da economia cultural no Pará (livro de Ronaldo Lemos sobre o Tecnobrega).
- A ideia de transmedia storytelling – interação com o interador – não mais o receptor de informação. Pedro cadê meu chip, um vídeo muito assistido no youtube seria um vídeo interativo?
FIM...
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