quarta-feira, 10 de março de 2010

Política e Redes Sociais é tema do Estação Pátio Savassi em março

Contemporaneidade é a palavra-chave das discussões no quinto ano do projeto cultural, Estação Pátio Savassi. Para dar continuidade à programação do ano, no mês de março, os debates terão como tema as redes sociais digitais e a política.

O tema é atual e apropriado, pois une dois assuntos que estão muito presentes no dia-a-dia de todos. Estamos em ano de eleição, o que nos faz refletir mais sobre a política. E as redes sociais, via web, estão se tornando grandes e populares veículos de comunicação e divulgação de idéias.

Atualmente, no Brasil, a febre é o Twitter, microblog para troca de mensagens rápidas que vem ganhando espaço entre celebridades e anônimos. Segundo dados divulgados pela empresa responsável pelo Twitter, o microblog tem diariamente 50 milhões de mensagens (Tweets). Cerca de 20% delas fazem referência a produtos ou marcas. O que comprova a potencialidade da ferramenta para o marketing e divulgação.

Entre as redes sociais, o Twitter é um dos meios eletrônicos de maior aceitação entre os políticos brasileiros. Segundo levantamento da Secretaria de Comunicação da Câmara Federal, dos 513 deputados federais 263 estão presentes no Twitter.

De acordo com a Lei Eleitoral, até o início da campanha, no dia 5 de junho, os políticos estão impedidos de pedir votos e se apresentarem publicamente como candidatos. Contudo, os pré-candidatos têm encontrado em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter um terreno fértil para discussões políticas visando às eleições de outubro.

O Projeto
O assunto está tão presente na vida das pessoas que o projeto Estação Pátio Savassi abordará, no mês de março, a temática sobre as redes sociais e a política. Esse será o enfoque das discussões a partir do tema ‘Como pensar a política na época de redes sociais (digitais)?’. As palestras são gratuitas, aos sábados, a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

O projeto convidou especialistas nas áreas da sociologia, filosofia e cultura para analisar e debater a política na era das redes sociais, além de instigar e esclarecer as pessoas sobre o verdadeiro pensar e fazer político.

No dia 06 de março, ‘É possível a reinvenção da política no horizonte da ética?” é tema da palestra de João Carlos Lino, Mestre em Filosofia.

No dia 20, o Doutor em Psicanálise e Mestre em Filosofia Contemporânea, Antônio Teixeira fala sobre ‘Pode-se pensar a política?”.

Encerrando a programação do mês, no dia 27, o projeto apresenta a palestra “Como pensar a mobilização política nas redes sociais?”, com o sociólogo, Daniel Perini e o Mestre em Fotografia e especialista em Gestão de Projetos Culturais, Artur De Leos.

Segundo a curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, coordenadora da Estação do Saber, a temática é apropriada, uma vez que o tema é mais forte em época eleitoral. “Não devemos pensar apenas na política enquanto exercício de poder instituído, mas como a articulação de interesses. Nas redes sociais, essa troca acontece de forma mais dinâmica e entre um número cada vez maior de pessoas”, explica Júlia.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto entra no quinto ano de realização contando com patrocínio da CEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, nelas se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br

Nenhum comentário: