quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

TROFÉU BIGORNA 2009: A PREMIAÇÃO.
Por Edgar Franco.

Dia 05 de dezembro aconteceu, no lendário Blackmore Rock Bar em São Paulo, a cerimônia de premiação do Troféu Bigorna para os melhores dos quadrinhos brasileiros no ano de 2009. O prêmio é organizado pelo Site Bigorna (www.bigorna.net) - maior portal dedicado aos quadrinhos nacionais da web, coordenado pelos pesquisadores e estudiosos das HQs Eloyr Pacheco e Humberto Yashima, assim como pelo quadrinhista Márcio Baraldi.

A proposta do Troféu Bigorna pode ser resumida nas palavras de Baraldi: "Valorizar e incentivar essa coisa que amamos tanto chamada Quadrinho Nacional! A política do site é conhecer e reconhecer tudo que está sendo feito dentro do Quadrinho Brasileiro, do mais tosco fanzine ao mais internacional dos autores, tudo com o respeito e senso crítico que só quem realmente produz quadrinhos é capaz de ter! Porque esta é a marca e diferencial do Bigorna: um prêmio e site criados e mantidos por profissionais que realmente escrevem, desenham, editam, e publicam Quadrinhos no Brasil! Gente que realmente está dentro do mercado e o conhece de Norte a Sul."

Em sua segunda edição, a premiação abarcou talentos de vários estados brasileiros e a cerimônia de entrega foi um momento realmente especial, uma verdadeira festa organizada por Márcio Baraldi que também estava lançando o seu novo álbum das, já notórias, personagens "Roko-Loko & Adrina-Lina" . O bar Blackmore, um espaço aconchegante que além do palco e platéia conta com um mezanino, estava repleto de pessoas unindo duas tribos muito curiosas a dos roqueiros e a dos quadrinhistas e, claro, fãs de rock e de quadrinhos.

O grupo de quadrinhistas "Quarto mundo" montou um estande de vendas com dezenas de publicações de HQs independentes e autorais de talentos de todo o país, além disso o mágico Átila estava presente visitando as mesas do mezanino e entretendo os presentes com seus truques incríveis antes do início da premiação.

No espaço do Blackmore destacavam-se claramente a presença de alguns senhores, grandes mestres dos quadrinhos brasileiros que foram homenageados na premiação, dentre eles Diamantino da Silva, Antonio Luiz Cagnin & Álvaro de Moya.

Ao iniciar a premiação, Márcio Baraldi, tendo como assistentes de palco o cartunista Bira e sua linda filhinha de 8 anos, convidou o primeiro premiado da tarde para receber o troféu de melhor desenhista de 2009, o paulistano Luke Ross - que já desenhou para as editoras Marvel e Dark Horse incluindo títulos importantes como o Homem Aranha e Samurai.

Após os agradecimentos de Ross, subiu ao palco o roteirista Alvimar Pires dos Anjos, premiado por seu fabuloso trabalho com a série de fantasia e ficção científica Gilvath, desenvolvida em parceria com o lendário desenhista Mozart Couto. Seguiram as premiações de melhor cartunista para o talentoso Spacca e melhor jornalista especializado para Marko Ajdaric, do Neorama Quadrinhos - que infelizmente não pode estar presente.

Chegou minha vez, um momento de muita emoção e felicidaqde. Recebi o Troféu Bigorna 2009 para o melhor álbum de aventura/outros pela minha revista em quadrinhos Artlectos e Pós-humanos # 3, da editora Marca de Fantasia. Em meus agradecimentos destaquei o apoio fundamental de minha esposa Rose Franco durante os meus 20 anos de criação e pesquisa quadrinhística; dediquei o prêmio a todos os artistas da chamada linha poético-filosó fica de quadrinhos, um gênero genuinamente brasileiro que está inclusive sendo motivo de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Instituto de Artes da UNESP pelo prof Dr. Elydio dos Santos Neto - que honrou-nos com sua presença e a de sua esposa Marta, também uma estudiosa das HQs. Destaquei todos os editores de fanzines que ao longo dos anos abriram espaço para minhas HQs poéticas e experimentais e finalmente os editores que acreditaram na revista "Artlectos e Pós-humanos", inicialmente José Salles, da editora Júpiter II e atualmente, Henrique Magalhães, da editora paraibana Marca de Fantasia. Foi emocionante levantar o troféu e ver tantos amigos inestimáveis presentes ali.

A cerimônia continuou premiando categorias importantes como a de melhor blog/site de quadrinhos para o importante Zine Brasil, de Michelle Ramos - que infelizmente não pode estar presente, também o prêmio de melhor chargista para o notório mineiro de Uberlândia Maurício Ricardo, criador do site Charges.com. br e de charges animadas para diversos programas da rede Globo como Fantástico e Domingão do Faustão; Maurício subiu ao palco e demonstrou muita empolgação pela premiação em seus agradecimentos. O prêmio de melhor fanzine foi para Portal do Encantamento de José Pinto de Queiroz.

O prêmio de melhor editora foi para a paulistana Conrad que não teve representante na premiação e o de melhor editora independente para a Virgo, criada pelo grande cartunista Mario Mastrotti, que agradeceu de forma eloquente. O troféu de melhor publicação de humor foi para a revista MAD, seu novo editor Raphael Fernandes, responsável pela renovação do título, recebeu o troféu e agradeceu de forma irreverente.

A premiação de melhor livro sobre quadrinhos foi para Fantasma, de Marco Aurelio Luchetti, o editor Franco de Rosa foi receber o troféu pelo autor. A premiação "Contribuição à HQB (história em quadrinhos brasileira)" foi para a livraria especializada em quadrinhos Comix, o programa de TV HQ & Cia, de Cesar Freitas, e para o coletivo de quadrinhistas "Quarto Mundo" que levou meia dúzia de seus representantos ao palco fazendo muita festa e abrilhantando o evento com sua irreverência. O "Quarto Mundo" é hoje uma das inicitivas mais interessantes e profícuas de ação coletiva para a criação, publicação e distribuição de quadrinhos no Brasil, um exemplo a ser seguido. Parabéns a todos os envolvidos nessa brilhante iniciativa!

A premiação para os grandes mestres com uma vida dedicada aos quadrinhos, foi talvez o momento mais esperado da tarde. Dos 4 homenageados, apenas um deles não pode estar presente, o notório quadrinhista Rubens Cordeiro, os outros três estavam lá e propiciaram para os presentes um momento histórico para a HQB. Receberam o troféu das mãos de Baraldi, o espirituoso Diamantino da Silva, autor do livro Quadrinhos para Quadrados e editor do hístórico fanzine Mocinhos e Bandidos, o Doutor em Semiologia da Imagem pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos primeiros estudiosos dos quadrinhos no nosso país Luiz Antonio Cagnin, e finalmente Álvaro de Moya, realizador da primeira exposição de quadrinhos do mundo, montada em São Paulo na década de 50, e autor de livros seminais como Shazam!

Para os amantes e estudiosos das HQS como eu, foi realmente um momento ímpar estar ao lado desses grandes mestres. Por último, o prêmio homenagem especial foi para a personagem Senninha da HQM editora. O fechamento da cerimônia aconteceu com um belíssimo solo de gaita do grande cartunista Bira.

Após a premiação o palco foi ocupado pela banda EXXÓTICA, com seu hard rock glam de letras inspiradas e presença de palco marcante que inclui maquiagens criativas personalizando cada músico. Seguiu-se o show da banda Cracker Blues, também muito bem recebido pelo público presente.

Para mim, além da emoção da premiação, foi um momento de reencontro com vários amigos da cena dos quadrinhos brasileiros, além de outros que tive a chance de conhecer pessoalmente como os amigos do coletivo Ravens House, Iam Godoy & Rosana Raven, vários integrantes do coletivo Quarto Mundo, entre tantos outros. Alguns amigos vieram de longe para prestigiar-me e assistir a premiação como o Dr. Hermes Renato Hildebrand, professor do Instituto de Artes da Unicamp, e o quadrinhista e irmão na arte Gazy Andraus.

Enfim, um dia pra ficar na mémoria! Congratulações aos organizadores do Troféu Bigorna e meus votos de que a premiação se perpetue por muitos e muitos anos ajudando a alavancar o cenário da HQ nacional.

Abraço pós-humano.

Prof. Dr. Edgar Silveira Franco
Ph.D. in Arts & Multimedia Artist
FAV- UFG (Federal University of Goiás)
Brazil

www.posthumantantra.legatusrecords.net
www.myspace.com/posthumantantras
www.fotolog.net/edgar_franco
www.ritualart.net

Nenhum comentário: