terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Aprendendo cinema

Até o dia 8 de janeiro é possível se inscrever nas oficinas oferecidas na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

tiradentes_logo

Estão abertas as inscrições para a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Em 2010, a Mostra será realizada de 22 a 30 de janeiro. São oferecidas 12 tipos de oficinas, que ocorrem simultanemante aos dias da Mostra, com datas e durações variadas.

Uma das oficinas pioneiras em Tiradentes é a “Realização em curta documental”, comandada pelo diretor Luiz Carlos Lacerda, que ensinará noções básicas de dramaturgia e linguagem cinematográfica, além de todo o processo da ideia do curta (argumento e roteiro). Para participar é preciso ter acima de 21 anos. O produto final da oficina será exibido no dia 30 de janeiro, durante a mostra.

Tiradentes

A Mostra de Tiradentes deixa a cidade repleta de turistas, de Minas e de outros estados

Quem está na faixa etária de 14 a 18 anos poderá se inscrever para a oficina “Animatrecos”. O instrutor Henrique Kopke, bacharel em Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, avisa que a animação, apesar do que muitos acreditam, não está necessariamente ligada à computação gráfica e ao tão famoso 3D Digital. “O objetivo principal da oficina é educar o olhar, fazendo os jovens entenderem mais do universo da Animação praticando o ‘Pensamento Animado.’”, afirma Henrique. Ele ainda dá três dicas básicas para os interessados na oficina:

Oficina Tiradentes

A mostra também está atualizada em relação às novas tecnologias audiovisuais. A oficina “Produção audiovisual em novas mídias” ensinará como produzir conteúdos com celulares que filmam, câmeras fotográficas digitais, webcams, pendrives, mp3 players. Os conteúdos produzidos serão veiculados em redes sociais da internet como facebook, twitter, youtube e outros suportes. O instrutor Igor Amin dá três sugestões para para produzir conteúdos audiovisuais em novas mídias:

tabela_tiradentes02

Para os mais novos, há oficinas como “Artes plásticas: pinturas e cinema” (de 11 a 14 anos) e “Brinquedos óticos” (de 7 a 11 anos). Basta acessar o site da Mostra de Tiradentes para se inscrever e ver a descrição detalhada de cada oficina.

Fonte: http://blog.mg.gov.br/aprendendo-cinema/

Nenhum comentário: