sexta-feira, 5 de junho de 2009

Glossário cibersocial

Chat é uma conversa entre pessoas através de um programa eletrônico em redes de computadores em tempo real.

Colaboração é a ação desenvolvida em conjunto, por duas ou mais pessoas que se entendem, se respeitam, têm interesses e objetivos comuns e que compartilham os mesmos valores, para a realização de um serviço, um projeto ou um produto,.

Comunicação: "A comunicação é um complexo de interações em vários níveis (do interpessoal ao social que viabiliza a expressão em vários processos e níveis de troca simbólica de sistemas significativos, de veiculação ideológica dentro do universo cultural" (MORÁN, 1987:50).

"Comunicar é comunicar-se em torno do significado significante. Desta forma, não há sujeitos passivos" (FREIRE, 1977:29)

Comunicação não é só transmissão de mensagem, mas relacionamentos entre interlocutores mediatizados pelas tecnologias de inteligência, da informação e da comunicação, num contexto dinâmico que provoca a cada momento redes de conexões transformando a mensagem e construindo novas mensagens (LEVY, 1993)

Conhecimento é a informação organizada, conceitualizada, humanizada e trabalhada em rede.

Correio eletrônico é um serviço de troca de correspondência entre usuários (um a um, um a vários ou vários a vários). Cada usuário tem um endereço eletrônico (e-mail) para correspondência

"desenhado" significa, no sentido de planejar, fazer o "design" de um objeto, de uma apresentação, de um material educacional.

Inteligência "é aquilo que os ambientes do indivíduo promove através das interações que comprometem as habilidades potenciais do indivíduo (GRANOT & GARDNER, 1994:197)

Internet: uma rede de redes - uma meta-rede - que congrega agências de governos, entidades não governamentais, comerciais, associações culturais entidades de ensino e pesquisa e que, para muitos, é entendida como "uma biblioteca 'on-line' de programas e idéias, bem como de publicações como revistas e livros.

listas de discussão são fóruns de debate nas mais diversas áreas que reúnem indivíduos com interesses comuns para compartilharem suas experiências, indagações, indignações e descobertas através da Internet..

mídia: "A origem do termo é latina, medium (singular) e media (plural) querem dizer meio e meios. Em inglês, os termos são usados para designar um meio (medium) e os meios (media) de comunicação, pronunciando-se midium e midia" (SANTAELLA, 1996:24).

Projetos pedagógicos telemáticos são projetos pedagógicos realizados (planejamento, desenvolvimento e avaliação) com comunicação via Internet

Rede é um conjunto de relações entre pontos ou 'nós' que mantém cada uma independência relativa, ainda que ressalte sempre, ao mesmo tempo, uma força que é conjunto" SCHWARTZ (1995:6);

'uma reciproca profunda, uma dualidade entre nós e ligações, entre intersecções e caminhos, entre temas ou objetos e relações ou propriedades: nós são feixes de relações; as relações são ligações entre dois nós" (MACHADO, 1995:139-140).

Redes são estruturas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação. (CASTELLS, 1999:498)

Redes eletrônicas são sistemas eletrônicos de troca de informações tais como as redes telefônicas, o facsímile e as redes de computadores.

Redes de comunicação são redes de compartilhamento entre homens e mulheres de seus conhecimentos, descobertas, experiências e sentimentos através de redes de tecnologias de comunicação.

Tecnologia "refere-se não só ao 'hardware' e 'software', mas também aos processos e abordagens " (EDT, 1993) .

Tecnologia de informação: toda forma de gerar, armazenar, veicular, processar e reproduzir a informação . Papel, arquivo, fichários, fitas magnéticas, discos óticos são meios de armazenar a informação; computadores, robôs são ferramentas para processar a informação; máquina de fotocopiar, retroprojetor, projetor de slides são meios de reproduzir a informação (FURLAN, 1994:5).

Tecnologia de comunicação: toda forma de veicular informação , incluindo as mídias mais tradicionais, ou não, como pergaminhos, tambores na selva, livros, revistas, rádio, fax, telefone, jornal, correio, televisão , telex, vídeo, redes de computadores, Refere-se à distribuição da informação.

Teleconferências são encontros eletrônicos entre pessoas que não estão no mesmo local e que, mesmo assim, trocam entre si voz, gráficos, textos e imagens estáticas ou em movimento comunicando-se de forma satisfatória.

Telemática é a utilização combinada de meios eletrônicos de processamento de informações (informática) com meios eletrônicos de comunicação à distância (telecomunicações).

Videoconferências são teleconferências entre pessoas que não estão no mesmo local e que, mesmo assim, trocam entre si voz, gráficos, textos e imagens estáticas ou em movimento através do vídeo (podendo ser feita via Internet).

WWW (World Wide Web ): É um conjunto de programas que permite acesso a serviços da Internet via hipertexto, através de navegadores.

Nenhum comentário: