quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cineclube Curta Circuito | 04, 11, 18 e 25 de maio

PROGRAMAÇÃO MAIO - CENÁRIO URBANO

A cidade é uma das maiores, senão a maior utopia moderna. A grande cidade, a metrópole, as megalópoles, não os burgos feudais - os antepassados entre muros das cidades atuais. Dos burgos resta o fato de que foi pela ordem burguesa que se constituiu tal convivência humana e relação com o espaço que desaguou na cidade moderna e contemporânea: Uma ordem sob a marca do trabalho e do capital, ou seja, denotando cada resquício de espaço como lugar de valor e transformação. Ou fino como navalha: cada esquina é uma bagatela. E assim há a disputa e competição, que podem gerar a briga, a luta, a violência. E assim há o múltiplo, que pode gerar a cidade jamais inteiriça e contínua, assim há a recusa do objetivo entre os vários objetivos possíveis e finalmente há a saída pela apropriação pessoal, própria, frente ao que se vive. Imagens do que somos e do que vivemos. Maio, paradoxalmente mês das noivas e do frio, é o mês de olhar a cidade: lugar de todo mundo, e de ninguém.

04.05 – NOVOS OLHARES [CIDADE PRÓPRIA]

Apropriação de uma cidade. A sentença diz tudo: apropriar-se é tornar próprio, trazer a si. A cidade vista sob uma lógica íntima, um eu que mesmo o acaso não esconde. Antes, revela e desse processo vem à força.

>>Programa - 04 de maio (este link abrirá uma janela pop-up)

11.05 – PANORAMAS [CIDADE VIOLENTA] **Classificação 16 anos**

Diariamente somos brindados com noticiários e manchetes que têm o sangue alheio como principal fonte. A cidade como organização prototípica do capitalismo em estado avançado conseguiu nos restituir à barbárie: lutar por espaço e meios de vida.

>>Programa 11 de maio (este link abrirá uma janela pop-up)

18.05 – TRANSVERSAIS [CIDADE ESTILHAÇADA] 57’

A cida de é o lugar do múltiplo, da indefinição por definição. Esses filmes tentam, seja pelo olho, seja pela narrativa, construir um todo, o construto cinematográfico baseado no absoluto fragmento. E dar ordem ao caos é a propriedade básica da cidade.

>>Programa 18 de maio (este link abrirá uma janela pop-up)

25.05 – PANORAMAS [CIDADE QUE DERIVA] 50’ + (Nuno Ramos)

O fluxo, a deriva como um ponto de partida de estar na cidade. A deriva é o objetivo dos sem-objetivo. A cidade com sua teia de ruas e mistérios é convidativa a perder-se nela. Um mérito desses filmes é, cada um a seu modo, ter empreendido tal movimento.

>>Programa 25 de maio (este link abrirá uma janela pop-up)


Serviço
Evento: Cineclube Curta Circuito
Local: Cine Humberto Mauro
Data: 04, 11, 18 e 25 de maio
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária:
livre (exceto a mostra do dia 11 de maio - classificação etária: 16 anos)
Balcão de Informações: (31) 3236-7400 (Funcionamento do Balcão de Informações: de segunda a domingo, de 14h às 21h)

Nenhum comentário: