domingo, 15 de março de 2009

Circuitos Compartilhados em BH

O acervo de vídeos e filmes da coleção de DVDs Circuitos Compartilhados:

  • Fruto de pesquisa iniciada em 2000 pelo artista curitibano Goto a mostra Circuitos Compartilhados teve sua estréia em 2005, em Curitiba, com o nome Circuitos em Vídeo. O contexto associa-se às práticas dos coletivos de artistas, arte de ativismo cultural, ações colaboracionistas em arte, espaços alternativos, etc, ou seja, diversos tipos de iniciativa onde o artista se coloca não só como o fazedor da obra como também como o mediador do diálogo dela com o público. O projeto agrega uma importante produção transgeracional e oportuniza o acesso a material de relevância para a reflexão crítica sobre o(s) circuito(s) artístico(s) brasileiro(s), inclusive produções raras e inéditas. O repertório de ideários presente no acervo a tornam a mais abrangente coleção do gênero, no sentido contextual, quantitativo e de articulação histórica.

O compartilhamento

  • Ao circular por algumas cidades brasileiras (Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Maceió, São Paulo, Antonina/PR, Recife, Brasília) o acervo da mostra teve novos conteúdos agregados tornando-se ainda maior e mais complexo. Tornou-se crescente também o interesse dos diversos parceiros do projeto em acessar cópias do material. Assim, uma proposta de compartilhamento da coleção foi encaminhada ao Edital Arte e Patrimônio – 2007 (uma parceria do IPHAN / Ministério da Cultura / Petrobras), voltado à arte contemporânea. O projeto foi um dos 10 selecionados no Brasil em sua categoria. O acervo foi atualizado e agora está sendo compartilhado entre os participantes, pesquisadores, museus e instituições culturais públicas do Brasil e algumas do exterior: 150 coleções com 35 DVDs cada, 44h35'25 de programação com 225 títulos em vídeo e filme associados a 87 ações de circuitos artísticos ocorridos no Brasil entre os anos 70 e a atualidade organizados em 20 programas.

O lançamento da mostra de filmes e vídeos na Sala Humberto Mauro, de 16 a 22/03

  • A mostra exibita na Sala Humberto Mauro tem duas sessões diárias com programação variando aproximadamente entre 1h30 e 2h, durante 6 dias, de 25/03 a 31/12. Serão exibidos parte dos 225 vídeos da coleção. Os participantes mineiros do projeto são os coletivos CEIA, Poro e Ystilingue.

Videocabina para visionamento da mostra de filmes e vídeos na Sala Humberto Mauro, de 16 a 30 de março

Outros lançamentos:

O projeto já teve lançamentos em dezembro de 2008 em São Paulo (na Associação Cultural VideoBrasil) e em Curitiba (no ACT – Ateliê de Criação Teatral). Além das programações em Belo Horizonte, para março há agenda de lançamentos em Uberlândia (no encontro ArtesMídia), Porto Alegre, Rio Grande (na Universdade Federal de Rio Grande), e Salvador (no MAM-BA). E em abril o projeto circulará por Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

Nenhum comentário: