domingo, 26 de outubro de 2008

28º Bienal de SP é aberta para o público neste domingo

Segundo andar vai permanecer vazio, segundo curadores.

O português Vasco Araújo faz um cortejo cantando ópera

A 28ª Bienal de São Paulo será aberta neste domingo (26) para o público. Entre as atrações desta edição estão um tobogã, um andar vazio e eventos musicais. A mostra segue até 6 de dezembro, no Ibirapuera, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Instalado do lado de fora do prédio, um tobogã criado pelo artista belga Carsten Höller deve chamar a atenção dos visitantes. O escorregador leva o visitante dos andares mais altos para o térreo, que foi transformado em uma praça pública, como no desenho original de Oscar Niemeyer.

O primeiro andar vai abrigar uma área de serviços de apoio ao visitante, além de dois projetos de artistas participantes, como a obra “Talismã”, do norte-americano Paul Ramírez Jonas. Lá, o visitante poderá trocar a chave de sua casa pela chave que abre a porta do pavilhão da Bienal. Já no terceiro piso haverá trabalhos que abordam de alguma maneira aspectos da história da Bienal de São Paulo, além de uma biblioteca e um espaço para conferências.

O segundo andar inteiro vai permanecer completamente vazio. “A idéia é propor uma reflexão sobre o sistema das Bienais”, disse Ivo Mesquita, um dos curadores da mostra. “A ocupação do espaço é uma questão fundamental.” Para Ana Paula Cohen, outra curadora, a iniciativa é importante também para que o visitante tenha a oportunidade de observar a estrutura do edifício.

Na programação, ainda constam shows musicais. Entre os destaques está a banda sediada em Nova York Fischerspooner, formada pelo músico Warren Fischer e pelo ator e produtor Casey Spooner, que se apresenta neste domingo (26), às 20h30, com senhas distribuídas duas horas antes.

Los Super Elegantes, dos EUA, fazem performance musical

Outra atração musical é o grupo Los Super Elegantes, de Los Angeles, que se apresenta nos dias 25 e 27 de novembro, às 20h. Formada em 1995 por dois artistas de ascendência latina, Martiniano Lopez-Crozet e Milena Muzquiz, de Tijuana, a banda é conhecido pelas apresentações performáticas em que os integrantes filmam o público e exibem durante os shows.

O brasileiro Maurício Ianês será o protagonista de uma das iniciativas mais inusitadas: em “A bondade dos estranhos”, ele promete passar 13 dias morando no pavilhão da Bienal a partir de 4 de novembro. Segundo a organização, o artista vai entrar sem roupas e sem dinheiro, e viverá exclusivamente do que receber das pessoas que estiverem no local.

Já Vasco Araújo, nascido em Lisboa em 1975, fará um cortejo em que vai entrar no prédio cantando ópera enquanto é carregado por seis homens musculosos no dia 8 de novembro às 18h. O grupo assume vivid astro focus, com membros de Nova York e Paris, fará a parformance “Axé vatapá alegreia feijão” a partir do dia 2 de dezembro.

Ameaça

A bienal abre sob ameaça de um ataque de pichadores. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta, Ivo Mesquita e Ana Paula Cohen, disseram estar “preparados para esse tipo de ação” – que em junho deixou marcas nas paredes do Centro Universitário Belas Artes e mais recentemente nas obras da galeria Choque Cultural, em Pinheiros.

28ª Bienal de São Paulo
Quando: de 26/out a 6/dez (de terça a domingo, das 10h às 22h)
Onde: Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5576-7600
Quanto: grátis / Informações: www.28bienalsaopaulo.org.br

Nenhum comentário: