domingo, 28 de setembro de 2008

Turistas podem comprar "pacote de férias sem-teto"

Turistas podem comprar "pacote de férias sem-teto":
Instituições de caridade acusam companhia holandesa de trivializar os sem-teto

A empresa Kamstra Travel, da cidade de Eemshaven, ao norte da Holanda, está oferecendo a turistas a oportunidade – ao custo de 300 libras – de viver como mendigos nas ruas de Londres, Paris, Bruxelas, Praga e Amsterdam.

Como parte do pacote, eles recebem bilhetes para o vôo de volta, são distribuídos pelas cidades em pequenos grupos na companhia de um guia e levados a cuidar de si mesmos, sem nenhum dinheiro, por três noites.

Os turistas em férias recebem um saco de dormir, além de um instumento musical ou material de desenho com o qual devem tentar conseguir algum dinheiro. Apenas na quarta noite eles recebem alimentação e acomodação, embora os turistas que acharem tudo muito difícil podem ir para um hotel a qualquer momento.

O presidente da Kamstra, Bert Ganssens, que disse ter vivido como sem-teto em Paris, há 12 anos, declarou que o pacote de férias seria uma "aventura criativa" para pessoas de negócio, algo que as faria mais fortes e mais sociáveis.

Uma porta-voz da força policial de Londres avisou que os turistas poderiam ser presos. Ela disse que o conceito de "turistas mendigos" era, no melhor dos casos, "de muito mau gosto e, no pior dos casos, poderia ter sérias consequências".

(CNN.com, 28/09/2001, 8:14, Peter Wilkinson)

Nenhum comentário: