domingo, 28 de setembro de 2008

Perdizes é um distrito da cidade de São Paulo, pertencente à subprefeitura da Lapa, na região oeste de São Paulo.

Construído em uma antiga chácara do sítio do Pacaembu, Perdizes foi considerado por muitos anos apenas um subúrbio pobre na zona rural, hoje é considerado um dos redutos da elite intelectual paulistana. Neste distrito está localizado o campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil

Segundo o historiador Antônio Egidio Martins, no local onde hoje se encontra Perdizes residia, em 1850, um vendedor de garapa chamado Joaquim Alves. Sua enteada, Teresa de Jesus Assis, foi uma senhora dedicada à criação, no quintal de sua casa, de grande (e barulhenta) quantidade de perdizes. Para se referirem à região, os moradores da provinciana São Paulo da época diziam: "nos campos das perdizes", "lá onde há perdizes", "nas perdizes", e assim foi até o nome pegar.

Em 1956, a antiga Companhia Telefônica Brasileira - CTB, inaugurou no bairro, na confluência das ruas Apiacás e Iperoig, a Estação Telefônica Perdizes, com o corte de áreas que eram atendidas pela Estação Palmeiras (na Rua Brigadeiro Galvão) e pela Estação Lapa, que na época estava instalada na Rua Nossa Senhora da Lapa, para atender uma área que se estende da Rua Cardoso de Almeida, nas Perdizes, à Rua Monteiro de Melo, na Lapa. Em 1960 a estação telefônica Perdizes tinha já 13 mil terminais, que operavam com os prefixos 62 e 65. Pouco depois, a CTB instalou nessa estação um centro de treinamento técnico. Hoje em dia, as diversas centrais telefônicas instaladas na estação Perdizes somam mais de 270 mil terminais.


wikipedia!

Nenhum comentário: