quarta-feira, 25 de junho de 2008

Carlosmagno veio de que planeta?

Por Sérgio Alpendre




















Analogia do Verme, de Carlosmagno Rodrigues e Cris Ventura

A tarde mais livre de ontem me permitiu conferir duas sessões de videos, e graças a isso pude, pela primeira vez, tomar contato com a obra de um cineasta irresponsavelmente talentoso chamado Carlosmagno Rodrigues, no curta Analogia do Verme, co-dirigido por Cris Ventura.

Nesse curta acontece de tudo, enquanto a numeração dos planos fica marcada em diferentes lugares da tela (mais de 100 planos, incluindo as pontas pretas): um argentino aponta sua metralhadora verbal (a munição é de Carlosmagno, pelo que me pareceu) para as cinematografias nacionais, enquanto espera a equipe do Festival de Curtas de BH chegar no aeroporto para buscá-lo; o próprio diretor faz um corte profundo no braço (sua intenção era atravessar todo o membro com uma faca), além de atirar latas (ou coisa que o valha) na câmera; familiares a amigos são provocados/atiçados em cena; uma garota canta "The Boy with the Thorn in His Side", um dos maiores sucessos do Smiths; e outras loucuras maiores.
Há, em Analogia do Verme, o desejo de provocar, de tirar o chão das pessoas. Mas esse desejo vem acompanhado de uma genuína fúria suicida, um mergulho numa piscina vazia e suja, que é sempre bom de se ver, além de tornar mais crível a rebeldia que vemos na tela. Voltarei a ele, assim que arrumar, como me prometeram, os outros trabalhos desse cineasta que não teme o ridículo nem o fatal.

Diante desse trem desgovernado, os outros vídeos, mesmo os interessantes, caíram na vala desgraçada da memória vulgar deste pobre crítico. Dá para mencionar os que mais me interessaram: Praia de Botafogo, de Flora Dias, com suas imagens que remetem aos primórdios do cinema, e ao mesmo tempo mostram a baía de botafogo hoje, e deixam entrever as camadas de óleo que saem dos barcos motorizados; Cruzamentos, de Pedro Diógenes e Guto Parente, uma derivação em chave oposta de Sábado à Noite, de Ivo Lopes Araújo, realizado por seus alunos na Escola de Cinema de Fortaleza, assim como Saída, de Robézio de Oliveira Marques e Carlosnaik Veras (com a vantagem de que este não é derivativo de Sábado à Noite); e Ant'Mov, curta de pouco mais de 1 minuto dirigido por Nélio Costa, além da revisão de Paradoxo da Espera do Ônibus, de Christian Caselli.

http://www.revistapaisa.com.br

http://videoartedoriangreen.blogspot.com/
http://br.youtube.com/DORIANGREEN1995

Nenhum comentário: