sexta-feira, 23 de maio de 2008

Newsletter CEIS#19

CEIS
Centro de Experimentação em Imagem e Som













ARTE

OCCA e a guerra
OCCA
irá apresentar uma instalação na Semana de Comunicação e Artes promovida pelo DA de Comunicação Social da PUC-MG do Coração Eucarístico. Formado por um grupo de alunos, OCCA quer dar destaque à produção artística na faculdade. A Semana vai de 26 a 30 de maio, e a instalação estará aberta ao público durante todo o evento.

TV Primavera
O TV Primavera é um coletivo de arte de Recife. Trabalha com vídeo, instalação, música, web action, dj sets e design. Criado há 2 anos, conta com onze participantes e produz obras que podem ser conferidas na Internet ou em DVD. Para acessar as informações e trabalhos do coletivo, é só entrar no site oficial, ou nas páginas do coletivo no MySpace, YouTube e Flickr. O último DVD do TV Primavera, chamado Karaoke Inferno, está disponível no CEIS.

Linguagens artísticas: Alexei Shulgin
Ex-aluna da PUC Minas, Fernanda Duarte, que desenvolve pesquisas sobre as relações ente arte, mídia e novas tecnologias, será palestrante de “Alexei Shulgin e as poéticas da software art”, dentro do ciclo de discussões Coleção de artistas, na OI Futuro, dia 31 de maio, às 11h. Shulgin é artista multimídia, músico e curador online.

Artes plásticas: diálogos
Desde o começo de 2008, o ciclo de palestras Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade , vem sendo apresentado na Casa Fiat de Cultura. A idéia é debater sobre a relação das artes plásticas e os diversos temas com os quais elas dialogam. O próximo debate será A plasticidade dos registros de viagem (29 de maio), e até o final do ano o ciclo vai passar por diversos temas, como design, moda, redes sociais, espaços urbanos e outros. Sempre às 19h30, com entrada gratuita.

CINEMA

Imagens nômades
O Cineclube Móvel, um projeto voltado à reflexão e produção artística para mídias móveis, estará em Arcos nos dias 29 e 30 de maio, na Casa Cultural de Arcos. Na programação, a oficina Arte, Gestos e Reinvenção do Cotidiano: Práticas Audiovisuais através de dispositivos móveis e o debate Possibilidades Artísticas através de dispositivos móveis, com o professor Eduardo de Jesus e os realizadores Dellani Lima e Vinicius Cabral. No fim, os trabalhos produzidos na oficina serão exibidos. A entrada é gratuita.

Bellini
Uma retrospectiva completa do videoartista Roberto Bellini será apresentada na sessão Eixo Brasil, no Cineclube Curta Circuito de maio. Esta é uma oportunidade de ver o conjunto das obras de Bellini, que transita entre as artes gráficas, o documentário, a ficção e o ensaio. Dia 26 de maio, às 19 horas, com a presença do realizador para um bate-papo.

Serras da Desordem, o livro
Serras da Desordem, filme de Andrea Tonacci, não fez o mesmo sucesso nos cinemas como fez nos festivais pelo país. Para minimizar a injustiça, o filme do índio nômade que virou polêmica entre antropólogos em relação à sua identidade e origem, ganhará um livro organizado pelo crítico Daniel Caetano. Com o mesmo título do filme, o livro apresenta ensaios críticos da obra de Tonacci, que, apesar de pouco vista, é fundamental na cinematografia brasileira.

Cannes.com.br
Enquanto o Festival de Cannes está à todo vapor na França, a cobertura brasileira na web não fica para trás. As revistas Cinética , Contracampo e Filmes Polvo estão com atualizações constantes em torno dos filmes em competição. Até o final do festival, será possível conferir críticas sobre a recepção de filmes de gente importante como Walter Salles, irmãos Dardenne, Jia Zhang-ke, Lucrecia Martel, Arnauld Desplechin, Wim Wenders, Steven Soderbegh, entre outros.

REDE

Rádio Arte
A Radio Papesse foi pioneira em tratar de arte contemporânea em uma rádio. Com sede em um centro artístico na Itália, a rádio disponibiliza entrevistas , novidades sobre arte contemporânea e cultura, além de, claro, música. Os ouvintes também podem enviar trabalhos de áudio para serem transmitidos por lá.

Sobre o Iraque, por iraquianos.
No YouTube, direto do canal de televisão Al Jazeera English, uma reportagem sobre a exposição de alunos de graduação de artes em uma faculdade do Iraque, sobre os cinco anos da guerra no país.
E...

Prêmio Incentivo: Arte e Guerra
As inscrições do Prêmio Incentivo ainda estão abertas para os alunos de Comunicação Social da PUC Coração Eucarístico, Arcos e São Gabriel. O tema é “Arte e Guerra” e os interessados devem mandar um argumento para um vídeo de um minuto sobre o tema, para o e-mail do CEIS (ceis@pucminas.br), até o dia 02 de junho. Os selecionados poderão realizar o vídeo nos laboratórios da PUC e terão uma exibição de lançamento. Para inspirar, um pequeno texto:

CEIS - Centro de Experimentação em Imagem e Som
PUC Minas - Faculdade de Comunicação e Artes
Campus Coração Eucarístico
www.fca.pucminas.br/ceis/
ceis@pucminas.br

Nenhum comentário: