quinta-feira, 8 de maio de 2008

CEIS / News
Centro de Experimentação em Imagem e Som

CINEMA
Catadora de imagens

Os Catadores e Eu , de Agnés Varda, é um dos vídeos que serão exibidos na Mostravideo Itaú Cultural de maio, que acontece toda quarta-feira, às 19 horas, no Cine Humbeto Mauro. O tema do mês da mostra é Processos e busca refletir sobre as estratégias diversas na produção audiovisual através da subversão dos procedimentos usuais de captação e exibição de imagens. No caso do filme de Varda, a cineasta encontra com personagens que, para sobreviverem, reaproveitam alimentos e objetos descartados por outros. Usando pela primeira vez a câmera digital, a diretora se assume como reaproveitadora de imagens que os outros não querem ver ou fazer. O filme será exibido dia 28 de maio.

CineCuba
Cuba está em cartaz no Cine Humberto Mauro. A mostra CineCuba apresenta ao público obras de grandes diretores cubanos, pouco conhecidos por aqui. Dividida em duas partes, apresenta um cinema que, apesar dos obstáculos, participou de um período de convulsão, através de abordagens cada vez mais profundas da realidade social e histórica da ilha. A primeira parte - CineCuba I – Em Torno de Maio de 68 – vai até o dia 11 de maio, e a segunda - CineCuba II – Fragmentos de uma Históra - termina em 25 de maio.


ARTE
Imagens à tona
Os fotógrafos João Castilho, Pedro David e Pedro Motta se uniram para o Paisagem Submersa, um projeto sobre as comunidades de sete municípios do Jequitinhonha que tiveram parte de sua área inundada para a construção da hidrelétrica Igarapé. O projeto resultou em um livro, da editora Cosac Naify, que será lançado no dia 10 de março, no Museu Mineiro, das 11 às 15 horas. No mesmo dia, inicia-se a exposição das fotografias, que vai até 30 de junho.


Ferreira Gullar discute Amílcar de Castro
O poeta Ferreira Gullar estará na Casa Fiat de Cultura para a palestra Neoconcretismo e Amilcar de Castro , segunda da programação do Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade. Gullar irá refletir sobre o universo da obra de Castro, considerado um dos escultores mais representativos da arte contemporânea brasileira e figura importante nos debates dos rumos da arte do pós-guerra. Dia 13 de maio, às 19h30. Entrada gratuita.

REDE
Debord-Ubu
No momento dos quarenta anos de maio de 68, nada mais propício do que conferir as obras de Guy Debord, autor de A Sociedade do Espetáculo, fundador da Internacional Situacionista e principal influência dos estudantes da época. Na Ubu Web, site dedicado à arte das vanguardas, podem ser encontrados cinco curtas do diretor: Critique de la séparation (1961), Hurlements en faveur de Sade (1952), In Girum Imus Nocte Et Consumimur Igni (1978), Refutation of All Judgments (1975) e Society of the Spectacle (1973).


Diário Filmado
O cineasta lituano Jonas Mekas, apesar de pouco presente na literatura clássica dos documentários, é considerado um dos pais do cinema de vanguarda norte-americano. É muito conhecido por seus “filmes-diários”, nos quais registra momentos de sua vida como um estranho no ninho, no caso, na América. Em 2007, através do seu site, Mekas postou um vídeo a cada dia durante todo ano, projeto que ele chamou de 365 Films. Além disso, o site apresenta outras obras de Mekas e de outros artistas, como Marcel Duchamp, Jim Jarmusch e Ken Jacobs.


FESTIVAL
MediaForum
O MediaForum é um fórum de troca de idéias sobre a cultura contemporânea. Há alguns anos ele se “materializou” e virou parte do badalado Moscow International Film Festival, à procura de novas forças da arte contemporânea. Este ano o MediaForum se atenta aos vídeos online. É possível participar do evento, com um vídeo de até 10 minutos. Formulário de inscrição no site oficial. Os trabalhos devem ser enviados até 15 de maio.

E....

Incentivo
Arte e guerra é o tema que marca o retorno do Prêmio Incentivo, voltado aos alunos da PUC (Coração Eucarístico, São Gabriel e Arcos). Os interessados devem criar um argumento para um vídeo de 1 minuto sobre o tema e mandá-lo para o e-mail do CEIS, até o dia 02 de junho. Os selecionados produzem sua idéia nos laboratórios da PUC, e as obras terão uma exibição de lançamento.

CEIS indica
Néstor Garcia Canclini é um dos maiores nomes dos estudos culturais na América Latina. É autor, entre outras obras, do livro Leitores, Espectadores e Internautas , da editora Iluminuras, primeira indicação do CEIS. A obra analisa as implicações da convivência de diversas mídias e os novos hábitos culturais, sob a égide da convergência digital.

CEIS indica II
Já em Perfomance nas Artes Visuais , de Regina Melim, da Jorge Zahar Editora, o leitor entrará em contato com a amplitude da definição de performance . Presente em vídeos, instalações, filmes, textos, fotografias, esculturas e pinturas, a performance é analisada a partir de diferentes perspectivas por Melim.

Nenhum comentário: