quarta-feira, 30 de abril de 2008

Preconceito e Racismo em São Paulo na virada "cultural"


Um ano depois do episódio de violência policial gratuita na virada cultural, a criminalização da pobreza continua. Mas longe das cameras e da imprensa que condenaram o abuso de autoridade presenciados no show do Racionais MCS na Praça da Sé.

Desta vez, a violência não foi feita através do uso dos cacetetes, gás lacrimogêneo, spray pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha. A violência veio através do preconceito e do racismo da Prefeitura de São Paulo e da Polícia Militar. De maneira inacreditável, os eventos de Hip-Hop ficaram no palco mais afastado e foram segregados do burburinho da virada cultural, dentro das grades do Parque D.Pedro.

Para entrar atrás das grades do Parque D. Pedro e assistir ao evento, era obrigatório a passagem por um cerco policial, no único lugar da virada "cultural" onde o público era revistado pelos policiais, diferentemente dos outros lugares da virada e sem nenhum motivo, o consumo de bebidas alcoólicas trazidas pelo público estava proibido. Um ano depois do violência desmedida da policia, quem recebe o ônus é a população que pratica a valorização cultural da periferia.

Fonte: CMI

Nenhum comentário: