quinta-feira, 24 de abril de 2008

Manda Bala

Manda Bala é um filme rodado inteiramente no Brasil, mas, como avisam os créditos iniciais, “Este filme não pode ser exibido em solo brasileiro”. Se for, um dos entrevistados disse que vai colocar um processo nas costas do diretor. E levando em conta que o entrevistado é o deputado federal e coronel de terras no Pará, Jader Barbalho, um processo é a coisa mais otimista que pode acontecer às costas do jovem documentarista.

O mundo do crime, adivinhem, é novamente o tema de um filme sobre o Brasil. Mas, dessa vez, ao invés de culpar a “classe média maconheira”, “Manda Bala” vai na raiz da questão: a corrupção. É esta a relação chave do longa. Para ilustrar a violência, o diretor americano Jason Kohn – filho de mãe brasileira e pai argentino que vive no Brasil –, escolheu São Paulo e sua taxa de 1 novo seqüestro por dia, personificada no seqüestrador “Magrinho”; para ilustrar a corrupção, escolheu o escândalo da SUDAM, em 2001, e o não menos perigoso Jader Barbalho, que desviou R$2 bilhões para sua fictícia fazenda de rãs. Entre estes dois extremos, conta histórias intermediárias, como a da ex-refém que teve suas orelhas decepadas, a do empresário que possui chips de localização dentro do corpo e a do médico que desenvolveu uma técnica para a reconstrução de orelhas cortadas. E com Tim Maia, Jorge Ben e Tom Zé na trilha sonora, fica ainda mais triste ver tanta gente sem orelha.

No Brasil, não há leis que protejam os documentaristas, como as que protegem o jornalista que faz uma denúncia no jornal. Jason diz que está tentando encontrar uma forma legal de exibi-lo aí. Mas, se não conseguir, quem é que precisa de cinema pra criar um filme de sucesso no Brasil?

O filme já está a venda na Amazon e custa 25 doletas LINK (não fala alto, mas acha em torrent tb...). Vale a pena, ele já ganhou premios no festival de Sundance!

visitem o site do filme tb.

Chato é que, neste filme, quem morre no final é o diretor.




Via Update or Die e Midionauta

Nenhum comentário: