segunda-feira, 7 de abril de 2008

Hoje no Cineclube Curta Circuito


07.04 – EIXO BRASIL [CAMILO CAVALCANTE]

Na sessão Eixo Brasil de abril, o Curta Circuito apresenta cinco filmes do cineasta Camilo Cavalcante, um dos responsáveis nos últimos anos pela projeção da cena cinematográfica pernambucana no país. Cavalcante começou a realizar seus primeiros curtas em 1995, e em 2007 lançou, em parceria com o também pernambucano Cláudio Assis (Baixio das Bestas), o média-metragem “Eu Vou de Volta”. No recorte que apresentamos aqui, três questões aparecem de forma determinante, revelando-se com maior ou menor intensidade em cada um dos trabalhos do cineasta. A primeira, e mais fundamental, diz respeito à solidão e ao abandono do homem frente a um mundo cujas circunstâncias - causas, leis, condições - desconhece. A segunda, provavelmente como conseqüência desta primeira, nos fala da eminência e da inevitabilidade da morte. E a terceira, finalmente, diz respeito não a um tema caro ao diretor, mas a uma postura: pensar o homem sem ignorar os mecanismos – no caso, o cinema – de que se vale para fazê-lo.

Leviatã 1999, 20’
Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.

O Velho, o Mar e o Lago 2000, 20’
O velho somos todos nós. O mar é a vida. O lago, solidão.

Ave Maria ou Mãe dos Oprimidos 2003, 9’
Diariamente, na cidade do Recife, às seis horas da tarde, as rádios mais populares interrompem a programação para tocar a Ave Maria de Shubert.

A História da Eternidade 2003, 10’
A História da Eternidade é um falso plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, através de uma linguagem poética e metafórica.

Rapsódia para um Homem Comum 2005, 27’
Epaminondas é um funcionário público classe média baixa no início da década de 70. Um homem comum, pai de família, que tem o dia-a-dia cercado por compromissos burocráticos e já não agüenta mais a rotina banal a que está submetido.

Nenhum comentário: