terça-feira, 22 de abril de 2008

earth day?


Um comentário:

Thompson disse...

Nesta terça-feira, 22, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Instituída em 1970 nos Estados Unidos para ampliar o debate em torno do meio ambiente, a data ganhou corpo nos últimos anos por conta das discussões sobre o aquecimento global. Com o aumento do interesse da população pelos temas ecológicos e pelo posicionamento das empresas nessa seara, as corporações vêm intensificando esforços e ações de responsabilidade sócio-ambiental. Mas especialistas em sustentabilidade questionam quanto esses movimentos são reais.

Artigo de Advertising Age aponta que o Dia da Terra já se transformou em uma espécie de segundo Natal para o mercado americano. As empresas bombardeiam os consumidores com promoções "verdes" e produtos ecológicos - entre eles itens nem tão ecológicos assim. E este ano há uma profusão de anúncios e atividades nessa linha. Com isso, fica a impressão de que todos encontraram um meio de se destacar nesse dia, que está se transformando em um grande evento de marketing.

De acordo com Steven Addis, CEO da Addis Creson, uma empresa de branding, em abril diversas companhias que nunca antes estiveram associadas às questões "verdes" criaram ações para a data. Ele diz que essas empresas precisavam de algo para se tornar "verdes". Então, decidiram apoiar o Dia da Terra.

Larry Light, chairman da Arcature, uma consultoria empresarial, preocupa-se que algumas companhias encarem a data apenas como uma oportunidade de negócios, tal como consideram o Dia de Ação de Graças e o Natal. "Pensando assim, eles tratariam a ação como se o dever estivesse cumprido para o resto do ano. A questão da sustentabilidade significa um compromisso que deve ser mantido. Se for por apenas um dia, então, não passa de um evento de marketing", afirma.

Na verdade, muitas companhias estão de olho em programas de sustentabilidade que vão além do mês de abril. Ou seja, seus trabalhos não se limitam à data. De todo o modo, o que se vê é que o Dia da Terra despertou tantas ações que será difícil que o consumidor não receba mensagens verdes por onde for. Na Banana Republic, por exemplo, 1% das vendas entre o dia 22 e o dia 27 será destinado ao Trust For Public Land. A Macy's criou uma campanha de donativos para a Fundação dos Parques Nacionais. A Sweet Leaf Tea, companhia de bebidas orgânicas, desenvolveu uma ação em que estampa "Não apenas pense verde. Beba verde". O Wal-Mart está com um comercial que promove T-shirts feitas com materiais reciclados. Até mesmo a Barbie ganhou uma coleção de acessórios ecológicos, diz AdAge.

Para Steven Addis, é mesmo muito bom ver que as pessoas estão prestando mais atenção ao meio-ambiente. "É ótimo que as empresas estejam começando a fazer algo, mas o que me espanta é que isso possa ser usado de modo enganoso". Em sua opinião, dos esforços de algumas companhias apenas 5% estão de fato envolvidos com a temática ecológica. Os outros 95% não passariam de trabalho de relações públicas.


Especialistas em sustentatibilidade dizem que iniciativas que arrecadem dinheiro para uma causa determinada, como a campanha da Macy's, ou desenvolvam ações que aumentem o conhecimento da população ajudam os propósitos do Dia da Terra. Mas as empresas que fazem tênues links com a data apenas para incrementar suas vendas estão contribuindo para disseminar confusão entre os consumidores. Atenta a isso, a Federal Trade Comission pretende neste ano fazer uma revisão de suas diretrizes para o "green-marketing". Enquanto isso, qualquer corporação pode anunciar aos quatro ventos que está comprometida com os cuidados com o meio-ambiente, independentemente de como são suas ações nesse campo.


Na visão de Alex Steffen, editor executivo do World Changing, um blog focado em sustentatibilidade, o envio indiscriminado de mensagens verdes - e elaboradas sem real compromisso com a responsabilidade sócio-ambiental - para pessoas que não estão engajadas em causas ecológicas pode levar esse público a se tornar mais cético em relação à seriedade dos trabalhos nessa linha. E, se o ceticismo aumentar, uma das conseqüências pode ser a diminuição no interesse da população pelo tema. "Se os consumidores são bombardeados com muitas mensagens, eles podem simplesmente deixar de prestar atenção nelas", alerta David Widger, autor do blog Marketing Green. "A utilidade do Dia da Terra já passou. A idéia de que nós devemos direcionar nossa atenção para o planeta por um dia ou por uma semana não é mais uma resposta suficiente. Um enorme número de pessoas vê essa data como um momento de expressar sua simpatia por mudanças. Nós precisamos sair do estágio de sermos simpáticos a modificações para a fase de realmente fazer mudanças", afirma Steffen.