quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Que porra é MIDI

MIDI é a sigla de Musical Instrument Digital Interface. Com uma existência de 12 anos, o MIDI ganhou uma grande e rápida aceitação no meio profissional da indústria. Não só permite uma criação mais rápida de composição musical, como permite a um só compositor, criar uma faixa musical como se fosse uma banda composta pela polifonia de diversos instrumentos. O MIDI foi introduzido em 1983, tendo sido desenvolvido em cooperação entre as principais indústrias de música e os fabricantes de instrumentos electrónicos, como por exemplo a Roland, a Yamaha e, a Korg entre muitos outros. Nunca ninguém tinha suposto nem previsto, as possibilidades que poderiam ser criadas usando este protocolo de comunicação tão poderoso.
O protocolo de comunicação MIDI permite que dispositivos electrónicos (normalmente sintetizadores, mas também computadores, controladores de projectores em espectáculos, VCR's, gravadores multipista, etc.) interagirem e trabalharem sincronizados com outros dispositivos MIDI compatíveis.
Usando, por exemplo, um dispositivo controlador principal, como um teclado, o utilizador pode controlar os sons de outros dispositivos electrónicos, ligados remotamente. Este facto elimina a necessidade de um teclista só com duas mãos, tentar tocar em 9 ou 10 teclados à sua volta. Ele pode tocar unicamente um só teclado, e através duma ligação MIDI, controlar todos os outros, fazendo-os soar, ou até mesmo controlar um sintetizador ou caixa de ritmos. A melhor analogia para o protocolo MIDI, é a ligação de 2 ou mais computadores numa rede ou por modem. Do mesmo modo, os computadores partilham a informação entre si. O MIDI não envia a nota musical tocada, mas sim uma informação sobre ela. O dispositivo receptor é que decodifica a mensagem e faz soar a nota respectiva usando os seus próprios recursos, recebendo também informação sobre a duração, o ataque, etc.
A base desta informação é o byte, o que permite a transferência de uma grande quantidade de informação. Este protocolo dispõe de 16 canais de comunicação, e as unidades conectadas, têm de estar programadas por forma a que em cada canal, a informação seja recebida e descodificada. Um dos bytes mais importantes, é o de status. Este pode assumir Note Off, Note On, System Exclusive (SysEx), Patche Change, etc. Por exemplo o byte Note On, indica ao dispositivo para tocar a nota. Os 2 seguintes, indicam o timbre e a velocidade da nota. Seguidamente é enviada informação para terminar de soar a nota (Note Off). Esta última, também possui 3 bytes com as mesmas funções. Para não complicar a terminologia, direi somente que o byte SysEx, é dos mais poderosos pois permite alterar configurações dos sistemas que se pretendem controlar, usando os bytes que normalmente são fornecidos nos manuais desses dispositivos.
O protocolo MIDI tem vindo a ser ampliado de forma a disponibilizar outras característica para os músicos profissionais. Algumas notas incluem o MIDI Time Code (que permite a sincronização de vídeo e áudio), Sample Dump Standard (que permitem a transferência de arquivos de áudio digital) e MIDI Show Control (que permite controlar dispositivos usados em espectáculos e teatro por exemplo).

http://amilcarsoares.tripod.com/MIFIfaq.htm

Nenhum comentário: