terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Arte na BLOGOSFERA

Folha de S. Paulo, 19/04/06

Artistas subvertem (será?) o formato tradicional do blog com animações, música e desenhos; essa tentativa de criar uma nova categoria de arte eletrônica já ganha adeptos no Brasil

por ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma subversão ocorre na blogosfera: alguns artistas estão transgredindo o formato mais conhecido dos blogs, de diários virtuais e de sites de notícias, e criando uma categoria de arte eletrônica batizada de blog arte.

Como é isso? Num blog convencional, a página de abertura geralmente traz uma série de tópicos, com datas, imagens e comentários do autor logo abaixo. No subvertido, do fundo da tela saltam animações, desenhos, músicas, vídeos, que, num clique, podem se transformar em uma cascata de janelas coloridas e dominar o computador do usuário.

Este efeito, que pode ser um tanto desesperador para os desavisados, foi utilizado pela dupla Rick Silva e Jimpunk para remixar uma obra do francês Marcel Duchamp, numa série de "ready-mades" que está no Screenfull, site que contabiliza mais de 100 mil visitas.

Criado por Silva, 27, brasileiro radicado nos Estados Unidos que o assina sob o codinome Abe Linkoln, e pelo francês, de identidade desconhecida até por seu parceiro, o Screenfull é citado por net artistas como o melhor exemplar de blog arte, com seu mix de vídeo, animação, grafismos e música, que lhe rendeu resenhas elogiosas do museu de arte digital Rhizome.

"O que mais me fascina é que eles [Silva e Punk] pegaram o formato de blog e embaralharam todos os parâmetros", diz Marcus Bastos, 31, professor do curso de mídias digitais da PUC-SP. "Eles fizeram um layout completamente fora do tradicional, com um "postzinho" depois do outro."

A artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, 43, também o destaca: "O Screenfull é o único blog que chegou ao limite", diz. "É uma somatória de quebra de regras. Tudo o que não é para fazer eles fizeram. Tem imagens gigantescas e animações no fundo da página", exemplifica.

Silva, que mantém outros trabalhos de web arte no ar, define o Screenfull como uma "performance". "Para mim, é como a idéia de happening do Fluxus", diz ele, comparando-o com o movimento artístico dos anos 60, que agregava John Cage, Nam June Paik e Yoko Ono.

"O que acontece com a net arte pessoal é que você faz um clique aqui, outro ali, e não precisa voltar mais ao site", acredita Silva. "Mas, com o nosso, as páginas mudam completamente. Há pessoas que vêm todo o dia para checar, porque sabem que vai mudar. Por isso é uma performance."

Sobre Jimpunk, que tem outros trabalhos de net arte na rede e faz questão de manter o anonimato, Silva "acha" que ele é francês e que nasceu em 1966. Eles se conheceram na rede, conversando sobre cultura, e passaram a fazer trabalhos juntos. "Não sei nada sobre ele, só que é um mestre."

Brasileiros
De acordo com o site de buscas especializado Technorati, o universo dos blogs hoje é de cerca de 35 milhões de endereços. O boom ocorreu, principalmente, pela facilidade de manusear o formato.
Para um web artista, que costuma desenvolver seus próprios softwares de criação, trabalhar com um blog é muito fácil. Mesmo assim, ainda não há muitos adeptos da blog arte no Brasil.

Um dos primeiros a se aventurar na blog, ou melhor "vlog arte" -de videoblog-, foi o espanhol radicado em São Paulo Nacho Durán, 26, que mantém seu Feito a Mouse desde 2003.

No site, Durán coloca vídeos manipulados que podem ser vistos de vários ângulos, acompanhados de trilha sonora.

Sua inspiração, conta, vem da videoarte. "Trabalho com narrativas simultâneas e com o loop, que permite construir vários tipos de leituras", explica Durán.

Atualmente, ele está atualizando o videoblog para torná-lo colaborativo. "As pessoas poderão enviar trabalhos", conta. "Também estou fazendo um software que vai permitir mixar os vídeos, trocar de lugar e mudar as cores, como se fosse um VJ [videojóquei] on-line."

A baiana Andrea May, 40, vocalista da banda tara-code, também mantém um site com imagens, frases, fotos, cujo efeito acontece quando o espectador sobe e desce o mouse rapidamente.
"Aproveito minhas canções e desenhos para compor o espaço do blog, como se fosse uma tela", descreve May. "Quando há apenas uma tela, o espaço é limitado. O interessante do blog é que ele pode ter diversas tramas."

Making of
Se alguns o subvertem, há os que mantêm o formato original e transformam o blog em uma espécie de making of de suas obras, como o videoartista Daniel Seda, 32, autor do projeto Telepatia.

Seda montou um site em 2001 e passou a usá-lo como diário de anotações para o roteiro de um filme. Depois, construiu um videoblog para incluir cenas das filmagens. "Reuni trechos de três minutos, com os textos que geraram os fragmentos de vídeo."

Quando terminar, ele pretende fazer um DVD. "Mas pode ser também uma instalação interativa, que tenha textos e vídeos", divaga Seda. "Encaro ambos como parte da obra."

Pop arte
Para os interessados, é possível acompanhar as novidades do mundo da blog arte em uma galeria on-line. Os curadores são os entusiastas Rick Silva e a norte-americana Marisa Olson, artista e editora do museu Rhizome.

O site traz uma lista de links, com amostras de diversos tipos de blog e vlog arte, além de bizarrices, como o Universal Acid, série de performances de Silva e Olson, durante o Réveillon de 2006.

Olson, 28, defende que a blog arte é uma nova forma de pop arte. "A pop arte lidava com a comunicação de massa, com temas como mercadorias e produtos de entretenimento", explica. "A blog arte fala sobre todas essas coisas, e acho que, como a pop arte, é fácil para as pessoas entenderem."

Resta saber se haverá um Andy Warhol dessa nova onda.

Nenhum comentário: