domingo, 2 de dezembro de 2007

Arte e Tecnologia no Brasil | Bibliografia Básica

ARAÚJO, Ricardo. Poesia visual – vídeo-poesia. São Paulo, Perspectiva, 1999. 178 p., il. color.

ARTE novos meios/multimeios: Brasil 70/80. Apresentação Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado. São Paulo: FAAP, 1985. 360 p., il.

ASCOTT, Roy. Poética instrumental: a arte interativa de Diana Domingues. In: INS(H)NAK(R)ES. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2001. Disponível em: http://artecno.ucs.br/textroy.htm. Acesso em: 2 ago. 2002.

BONGIOVANNI, Pierre (Ed.). Sandra Kogut. Chimaera Monographie, Montbéliard, n. 11, 1992.

BOUSSO, Vitória Daniela. No limiar da tecnologia. São Paulo: Paço das Artes, 1995.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Duas Cidades, 1975. 207 p., il.

CORDEIRO, Waldemar (Org.). Arteônica. São Paulo: Edusp, 1972. 105 p.

COSTA, Helouise (Ed.). Sem medo da vertigem: Rafael França. São Paulo: Paço das Artes, 1997. 115 p., il.

COSTA, Rogério da. Conversações sobre a construção de uma nova sensibilidade. In: DOMINGUES, Diana. Trans-e: o corpo e as tecnologias. Caxias do Sul: UCS, 1994. p [6-12].

COUCHOT, Edmond. Entre o transe e o algoritmo. In: DOMINGUES, Diana . Trans-e: my body, my blood. Caxias do Sul: UCS, 1998. Disponível em: http://artecno.ucs.br/txtransecoucport.htm. Acesso em: 2 ago. 2002.

DOBRILA, Peter Tomaz (Ed.). Prenasanje nesnanega stanja na daljavo/ teleporting an unknown state. Maribor: KIBLA, 1988.

DOBRILA, Peter Tomaz (Ed.). Eduardo Kac: telepresence, biotelematics, transgenic art. Maribor: KIBLA, 2000. 150 p., il.

FABRIS, Annateresa. Cordeiro: computer art pioneer. Leonardo, v. 30, n. 1, feb. 1997. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/fabris.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

EIMERT, Herbert. What is electronic music?. Die Reihe, London, n. 1, 1958. (versão original alemã de 1955).

KAC, Eduardo; BOTELHO, Ormeo. Holopoesia e dimensão fractal. In: HOLOFRACTAL. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.

KAC, Eduardo. Ornitorrinco: exploring telepresence and remote sensing. Leonardo, v. 24, n. 2, p. 233, 1991.

_______. Photonic webs in time: the art of holography. In: HARLEY, Ross (Ed.). New media technologies. New South Wales: AFTRS, 1993. p. 123-139.

_______. Holopoetry, hypertext, hyperpoetry. In: JEONG, Tung H. (Ed.). Holographic imaging and materials. Bellingham: SPIE, 1993. p. 72-81.

_______. Telepresence art. In: KRIESCHE, Richard (Ed.). Teleskulptur. Graz: Kulturdata, 1993. p. 48-72.

_______. Ornitorrinco and Rara Avis: telepresence art on the Internet. Leonardo, v. 29, n. 5, p. 389-400, 1996.

_______. Dialogical telepresence art and net ecology. GOLDBERG, Ken (Ed.) The robot in the garden: telerobotics and telepistemology in the Age. Cambridge: MIT Press, 2000. p. 180-196.

_______. The brazilian art and technology experience: a chronological list of artistic experiments with technosciences in Brazil. In: Leonardo on-line. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/brazilchron.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

_______. Waldemar Cordeiro oeuvre and its context. Leonardo on-line, v. 30, n. 1, feb. 1997. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/kac-cordeiro.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Unicamp, 1991. 163 p., il.

LEITE, Vania Dantas. Musicians and movements that Initiated electroacoustics in Brazil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO E MÚSICA, 7., 2000, Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2000. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/SBC2000/eventos/sbc&m/sbc&m7.pdf. Acesso em: 2 ago. 2002.

MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Marca d’Água, 2001. 153 p.

_______. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. 303 p., il.

_______. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológi­cas. São Paulo: Edusp, 1993. 313 p., il.

_______. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988. 225 p., il.

_______. Poesia e tecnologia. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, n. 56, jan./dez. 1998. p. 11-20.

_______. Invenção: pensando o próximo milênio. In: TÉCNICA: Cotidiano/Arte. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. p. 39-44.

_______. A microchip inside the body. Performance Research, Cardiff, v. 4, n. 2, p. 8-12, 1999.

_______. As três gerações do vídeo brasileiro. Sinopse, São Paulo, ano 3, n. 7, p. 22-33, ago. 2001.

_______. Art and technology in Brazil. In: MEDI@TERRA 2000. Atenas: International Art & Technology Festival and Symposium, 2000. p. 37-38.

_______. Otávio Donasci e o videoteatro. In: ENCONTROS Acarte: Brasil 2000. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. p. 56-57.

_______. Por un arte transgénico. In: LA FERLA, Jorge (Org.). De la pantalla al arte transgénico. Buenos Aires: Libros de Rojas, 2000. p. 253-260.

_______. A arte do vídeo no Brasil. In: SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 16., 1998, Rio de Janeiro. 16o. Salão Nacional de Artes Plásticas. Texto Márcio Souza; curadoria Viviane Matesco, Luiz Camillo Osorio. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. p. 75-125.

_______. Dos o tres cosas sobre Eder Santos. In: LA FERLA, Jorge (Ed.). Contaminaciones: del videoarte al multimedia. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1997. p. 94-97.

_______. Arte e tecnologia: o ponto de mutação. In: ARTE e tecnologia. Apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Itaú Cultural, 1997. p. 56-57.

_______. Videokunst in Brasilien. In: NÖRING, Hermann et al. (Org.). Europäisches Medienkunst Festival. Osnabrück: Ministerium für Wissenschaft und Kultur, 1996. p. 86-90.

_______. Video Art: the brazilian adventure. Leonardo, v. 29, n. 3, 1996, p. 225-231.

_______. Inside out and upside down: Brazilian video groups. The Independent, New York, v. 14, p. 30-33, jan./feb. 1991.

MAUÉS, Igor Lintz. Música eletroacústica no Brasil: composição utilizando o meio eletrônico. 1989. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MELO e CASTRO, E. M. Algorritmos: infopoemas. São Paulo: Musa, 1998.

MENEZES, Flo. Música eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996. 275 p.

_______. To be and not to be: aspects of the interaction between instrumental and electronic music composicional methods. Leonardo, v. 31, n. 4, 1998. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/menezes/menezes.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

MENEZES, Philadelpho. Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992.

_______. Poetics and visuality: a trajectory of contemporary Brazilian poetry. San Diego: University Press, 1995.

MORAIS, Frederico. Abraham Palatnik: um pioneiro da arte tecnológica. Cadernos da Pós-graduação, Campinas, ano 4, v. 4, n. 1, 2000.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981. 200 p.

OSTHOFF, Simone. Lygia Clark and Hélio Oiticica: a legacy of interactivity and participation for a telematic future. Leonardo, v. 30, n. 4, 1997. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/osthoff/osthoff.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

PALOMBINI, Carlos. The Brazilian group of computer music research: a proto-history. Leonardo Music Journal, v. 10, p. 13-20, 2000.

PLAZA, Julio. Videografia em videotexto. São Paulo: Hucitec, 1986. 206 p.

_______. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987. 217 p., il.

_______. Info x foto: grafias. Imagens, Campinas, n. 3, p. 50-55, dez. 1994.

_______. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. Cadernos da Pós-graduação, Campinas, v. 4, n. 1, 2000. Disponível em: http://wawrwt.iar.unicamp.br/textos/texto26.htm. Acesso em: 2 ago. 2002.

PLAZA, Julio; MACHADO, Arlindo. Artes & tecnologias. São Paulo: MAC, 1985.

PRADO, Gilbertto. As redes artístico-telemáticas. Imagens, Campinas, n. 3, p. 41-44, dez. 1994.

_______. Desertesejo: um projeto artístico de ambiente virtual multiusuário na internet. Cadernos da Pós-graduação, Campinas, v. 4, n. 1, p. 40-53, 2000.

RAMIRO, Mário. Between form and force: connecting architectonic, telematic and thermal spaces. Leonardo, v. 31, n. 4, 1998. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/ramiro/ramiro.html. Acesso em: 2 ago. 2002.

RISÉRIO, Antônio. Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador: Casa de Jorge Amado, 1998. 210 p.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996. 290 p.

_______. As especulações holográficas de Wagner Garcia. In: HOLOGRAFIAS de José Wagner Garcia. São Paulo: MIS, 1982. Folha dobrada.

_______. Nurserie of signs. In: GARCIA, José Wagner. Sky: life, body and mind. São Paulo: INPE/ECA, 1989. Falta página.

_______. Fábulas enigmáticas para o real tecnológico. In: DOMINGUES, Diana. Trans-e: o corpo e as tecnologias. São Paulo: Paço das Artes, 1995. n. p.

SCHAEFFER, Pierre. A la recherche d’une musique concrète. Paris: Éditions du Seuil, 1952. 228 p., il.

SEM fronteiras. Texto Angélica de Moraes, Arlindo Machado. Porto Alegre: Santander Cultural, 2001. 70 p.

VICENTE, Carlos Fadon. Evanescent realities: works and ideas on electronic art. Leonardo, v. 30, n. 4, 1997. Disponível em: http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/spec.projects/fadon/fadon.html. Acesso em: 2 ago. 2002

ZANINI, Walter. Primeiros tempos da arte/tecnologia no Brasil. In: DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

Nenhum comentário: