quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pesquisadores japoneses criam estradas musicais

Espaçamento entre ranhuras na superfície das estradas determina notas das músicas.
Velocidade ideal para o carro ‘tocar’ músicas no ritmo certo é de 45 km/h.
Um grupo de pesquisadores japoneses criou um sistema que pode concorrer com o rádio, os CDs e os arquivos MP3. São as estradas musicais, já disponíveis no Japão, que utilizam os próprios veículos em movimento para produzir sons previamente definidos.

A invenção do Instituto de Pesquisa Industrial Hokkaido é baseada em ranhuras feitas na superfície do asfalto (groovings). As estradas musicais usam o espaço entre essas ranhuras para criar notas diferentes, explica o jornal britânico “The Guardian”.

Dependendo da distância entre cada uma das ranhuras, os ocupantes do carro que se movimenta sobre elas vão ouvir um tipo de nota musical. “O sistema é baseado em ranhuras nas estradas que reproduzem a melodia desejada”, explica o documento de patente dessa novidade.

O “Guardian” afirma que já existem três trechos de rodovias musicais nas regiões do centro e norte do Japão, sendo que cada uma delas toca uma canção popular. Cada melodia tem duração de 30 segundos, e a “área musical” é indicada por notas pintadas no chão.

Segundo os pesquisadores, a velocidade adequada para ouvir as músicas é de 45 km/h. “Você precisa dirigir com a janela do carro fechada para ouvir bem. E se dirigir muito rápido vai parecer que a música está no modo ‘fast forward’, enquanto se for muito devagar terá a sensação de ‘câmera lenta’”, afirmou um blogueiro japonês, segundo a publicação britânica.


Usuário pode incluir vídeos de até 1GB no YouTube

"YouTube Multi-Video Uploader" permite upload simultâneo de vídeos.
Novo software está disponível de graça no Baixatudo.
Além de anunciar em seu blog oficial que a partir de agora os usuários podem incluir arquivos únicos de até 1GB no YouTube, o popular site de compartilhamento de vídeos lançou um programa especialmente desenvolvido para possibilitar o upload de múltiplos vídeos de uma só vez. O YouTube Multi-Video Uploader, já está disponível para download gratuito no Baixatudo.

Embora o tamanho dos vídeos tenha recebido um upgrade e tanto, o limite de duração dos arquivos permanece o mesmo, ou seja, 10 minutos. Com isso, a partir de agora os vídeos oferecidos no YouTube poderão contar com uma qualidade de resolução bem maior.

Quem preferir pode continuar fazendo uploads únicos através do formulário mantido no próprio site. Mas essa continuará sendo a única opção para usuários de Mac, já que, pelo menos inicialmente, o YouTube Multi-Video Uploader só está disponível para usuários de Windows.

Do G1, em São Paulo

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Legal a reportagem confira ela aqui também e com o vídeo demonstrando a melody road


Ti Ctrl+C: Pesquisadores japoneses criam estradas musicais
http://ctrlc.us/?p=374

Ti Now: Pesquisadores japoneses criam estradas musicais
http://tinow-online.blogspot.com/2007/11/pesquisadores-japoneses-criam-estradas.html" target