quarta-feira, 21 de novembro de 2007

EXPOCOM 2008: definições das peças multimídias a serem submetidos no Portal

Foram definidas as peças multimídias de cada modalidade nas cinco categorias que correspondem às áreas acadêmicas correspondentes às habilitações estabelecidas pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Comunicação Social.

E-mail de contato com a Equipe Técnica da Expocom: expocom2008@gmail.com


Categoria A: AUDIOVISUAL

Modalidade A1. Processo: trabalho de equipe, realizado com tutoria docente e respaldo institucional.

A1.1 Cinema - Mostra, seqüência ou conjunto de imagens em movimento, mudas ou sonoras, realizada por Laboratório Didático ou Produtora Experimental. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A1.2 Rádio - Programação de Emissora Laboratório em período determinado ou Projeto Experimental realizado em Estúdio Radiofônico. A peça principal a ser submetida é um áudio.

A1.3 TV e vídeo - Programação de Emissora Laboratório em período determinado ou Projeto Experimental realizado em Estúdio Televisivo ou Vídeo-gráfico. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A1.4 Internet - Portal mantido pela instituição como laboratório-didático ou Projeto Experimental disponibilizado na Web. A peça principal a ser submetida é a imagem da pagina principal, bem como a URL de acesso.

Modalidade A2. Produto: trabalho individual ou grupal destinado à veiculação em canal visual, sonoro ou audiovisual.

A2.1 Científico - Flash, clip, documentário, debate etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A2.3 Dramático - Filme, teatro, novela, série, comédia, policial. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A2.3 Educativo - Aula, palestra, colóquio, produto ludo-didático etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A2.4 Esportivo - Campeonato, competição, jogo, rodeio, etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo e/ou áudio.

A2.5 Humorístico - Sketch, sitcom, desenho animado, paródia, piada etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo.

A2.6 Musical - Concerto, show, recital, folguedo, etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo e/ou áudio.

A2.7 Variedades - Infantil, feminino, auditório, culinária etc. A peça principal a ser submetida é um vídeo.


Categoria B: JORNALISMO

Modalidade B1. Processo: trabalho de equipe, dotado de periodicidade ou oportunidade, com tutoria docente e respaldo institucional.

B1.1 Impresso - Jornal-laboratório, Revista experimental, Livro-reportagem ou similar de conteúdo jornalístico, ex: Agência noticiosa sob a forma de boletim impresso. A peça principal a ser submetida é um portifólio em formato texto, mas é possível incluir arquivos suplementares como imagens.

B1.2 Sonoro – Rádio-jornal ou programa especial sobre tema da atualidade, veiculado através de disco, fita, CD ou similar. A peça principal a ser submetida é um áudio.

B1.3 Visual - Conjunto fotográfico ou Seqüência de desenho humorístico (charges ou caricaturas). A peça principal a ser submetida é a imagem.

B1.4 Audiovisual - Telejornal, Revista eletrônica ou Edição avulsa sob forma videográfica (documentário, programa de entrevistas, debates e similares). A peça principal a ser submetida é um vídeo.

B1.5 Digital – Web-jornal, web-revista, web-radiojornal, web-videojornal etc. ou edição avulsa do tipo: web-documentário, web-perfil e similar, difundido pela internet ou através de celulares e veículos equivalentes. A peça principal a ser submetida é a imagem da pagina principal, bem como a URL de acesso.

B1.6 Assessoria - Projeto destinado a subsidiar a produção jornalística a partir das fontes noticiosas (Assessoria de imprensa) ou a produzir sob encomenda veículos de pequeno porte (Agência Junior). A peça principal a ser submetido é um arquivo texto, mas é possível incluir arquivos suplementares como fotos, vídeos ou folders.

Modalidade B2. Produto: trabalho individual ou grupal destinado à veiculação em jornal, revista, livro, rádio, televisão ou internet.

B2.1 Informativo - Noticiário, Reportagem, Entrevista. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

B2.2 Interpretativo - Dossiê, Análise, Cronologia, Perfil, Enquête. A peça principal a ser submetida é um texto.

B2.3 Opinativo - Editorial, Comentário, Artigo, Coluna, Resenha, Crônica, Caricatura ou Carta do Leitor. A peça principal a ser submetida é um texto.

B2.4 Diversional - Narrativa em estilo literário, como a História de Interesse Humano ou a História colorida. A peça principal a ser submetida é um texto.

B2.5 Utilitário - Indicador, Roteiro, Serviço ou Cotação. A peça principal a ser submetida é um texto.


Categoria C: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Modalidade C1. Processo: trabalho de equipe, abrangendo planejamento, evento, campanha ou agência, com tutoria docente e respaldo institucional.

C1.1 Corporativa/mercadológica - (destinado a lançar, promover ou fortalecer marca, linha de produto ou serviço, bem de consumo coletivo, assim como ações de promoção de vendas, licensing e franchising). A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

C1.2 Política/ideológica - (destinado a lançar/promover candidatos a postos eletivos, fazer proselitismo de igrejas, partidos ou movimentos, disseminar ideologias ou persuadir a opinião pública). A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

C1.3 Institucional - (destinado a criar, mudar ou fortalecer a imagem de empresa, órgão público, ONG). A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

C1.4 Merchandising Social - (ações de interesse público ou filantrópico). A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

Modalidade C2. Produto: trabalho individual ou grupal destinado a integrar evento ou campanha publicitária, realizado em laboratório ou atividade didática relacionada ao Projeto Pedagógico do curso.

C2.1 Impresso - anúncio (jornais, revistas); outdoor; storyboard; embalagem (design); papelaria institucional (programação visual aplicada, como cartões de visita, papel-carta, envelopes, crachás...); sinalização interna; material de ponto de venda (sacolas, displays, corners, cartazetes, faixa de gôndola, bandeirolas...); mala-direta; papelaria para eventos (convites, folder, cartaz, banner, brindes,...).; briefing ou relatório. A peça principal a ser submetida é um portifólio em formato texto, mas é possível incluir arquivos suplementares como imagens.

C2.2 Áudiovisual - jingle; spot; vinheta; anúncio para televisão ou cinema; merchandising (para tv, cinema, teatro); documentários institucionais. A peça principal a ser submetida é um áudio e/ou vídeo.

C2.3 Digital - banner, pop-up, ícone, web-anúncio; portal/site/homepage exclusivamente publicitário. A peça principal a ser submetida é a imagem da pagina principal, bem como a URL de acesso.

C2.4 Mídia Alternativa/Folkmídia - Intervenções urbanas de natureza popular (empena, backlight, interatividade em feiras, stands promocionais, branding para eventos, shows, manifestações étnicas ou comunitárias). A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.


Categoria D: RELAÇÕES PÚBLICAS

Modalidade D1. Processo: trabalho de equipe, destinado a público externo ou interno, com tutoria docente e respaldo institucional.

D1.1 Pesquisa - estudo de opinião pública para aferir a imagem do cliente, ensejando ações a curto, médio e longo prazos, bem como para avaliar sua variação no tempo. A peça principal a ser submetida é um texto.

D1.2 Evento - ação eventual ou periódica, de curta duração, visando atingir meta previamente estabelecida de comum acordo com o cliente. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

D1.3 Campanha - ação planejada no tempo, visando promover a organização ou fortalecer sua imagem institucional. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

D1.4 Agência - ação permanente, abrangendo vários clientes, cujos resultados são avaliados periodicamente (semestre letivo ou ano acadêmico). A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

Modalidade D2. Produto: trabalho individual ou grupal - release, anúncio, briefing, relatório, clipping, portfolio, publicação, vídeo, portal ou similar - destinado a integrar ações de relacionamento público ou de comunicação interna, realizado em laboratório ou como parte de um projeto didático do curso.

D2.1 Empresarial - peça integrante de ação destinada à indústria, comércio, banco ou outra organização com fins lucrativos. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

D2.2 Governamental - peça integrante de ação destinada a órgão governamental - executivo, legislativo e judiciário -, nos espaços federal, estadual ou municipal. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.

D2.3 Terceiro Setor - peça integrante de ação destinada a organismo da sociedade civil: partido, igreja, sindicato, associação, movimentos sociais e demais entidades sem fins de lucro. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens ou um vídeo.


Categoria E: ÁREAS EMERGENTES

Modalidade E1. Processo: trabalho de equipe, realizado com tutoria docente e respaldo institucional.

E1.1 Fotográfico - Mostra, seqüência ou conjunto de imagens estáticas, reproduzidas em papel ou materiais similares. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

E1.2 Impresso - Livro, Periódico, Fascículo, Almanaque, Gibi, Folheto. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens.

E1.3 Audiovisual - Disco, CD, vídeo, filme. A peça principal a ser submetida é um texto, podendo conter imagens do projeto de criação do encarte, capa e/ou do rótulo dos produtos.

E1.4 Digital - Portal, site, blog. A peça principal a ser submetida é a imagem da pagina principal, bem como a URL de acesso.

E1.6 Presencial - Congresso, seminário, palestra, aula, oficina. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

E1.7 Coletivo - Espetáculo, passeata, maratona, campeonato, jogo, folguedo. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

Modalidade E2. Produto: trabalho individual ou grupal destinado à veiculação em canal visual, sonoro ou audiovisual, bem como em atos presenciais.

E2.1 Artístico - Produto destinado ao consumo das elites ou vanguardas. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

E2.2 Científico - Produto destinado ao consumo da comunidade acadêmica. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

E2.3 Educativo - Produto destinado ao consumo da comunidade escolar. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

E2.4 Lúdico - Produto destinado ao preenchimento do tempo livre da coletividade. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

E2.5 Mercadológico - Produto destinado à identificação e disseminação de uma marca. A peça principal a ser submetida é um documento multimídia que pode ser Áudio/Vídeo/Texto/Imagem.

Consulte o regulamento completo no link abaixo:

http://www.intercom.org.br/premios/expocom2008/regulamento.shtml

Nenhum comentário: