domingo, 21 de outubro de 2007


Neo-Humanismo
O Neo-Humanismo é uma perspectiva holística da natureza humana. Baseado no amor universal identifica como aspecto fundamental da psicologia humana a busca de auto-realização e enquadra-a num contexto de respeito pelos animais, plantas e restantes expressões da natureza.
“Quando o espírito inerente ao humanismo é extendido a tudo, animado e inanimado, neste universo – eu chamei a isto Neo-Humanismo. Este Neo-Humanismo vai elevar o humanismo a universalismo: amor por os seres criados deste universo” P. R. Sarkar
“A verdadeira educação é aquela que leva à libertação.” P. R. Sarkar
O Neo-Humanismo dá grande importância à educação pois nela está a chave do futuro. A pedagogia Neo-Humanista é uma proposta educativa holística sendo alguns dos seus pontos chave: desenvolver a fundo o potencial de cada criança: físico, mental e espiritual despertar sede pelo conhecimento e gosto pela aprendizagem Equipar os estudantes com capacidades académicas e outras necessárias para a continuação da sua educação Favorecer o desenvolvimento pessoal em áreas como a moralidade, integridade, auto-confiança, auto-disciplina e cooperação Desenvolver bem-estar físico e aptidões mentais através de técnicas de yoga e concentração, desportos e jogos Desenvolver um sentido de estética e gosto pela cultura através de do teatro, dança, música e outras artes Encorajar os estudantes a tornarem-se membros activos e responsáveis da sociedade Promover uma consciência ecológica no seu sentido mais amplo: a realização da interligação entre todas as coisas e encorajar o respeito e atenção por todos os seres vivos Incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminação baseada em religião, raça, credo ou género Reconhecer a importância dos professores e pais em darem o exemplo.


Nenhum comentário: