quinta-feira, 25 de outubro de 2007

dica rio

Situação Cinema - Katia Maciel e André Parente
Por mamrio
10 de outubro de 2007
Exposição
17 out - 25 nov 2007
3º andar - 3.3
795m2 - 11 obras


A exposição Situação Cinema reúne algumas experiências que geram uma nova construção de espaço-tempo cinematográfico em que a presença do participador ativa a imagem. Uma imagem em metamorfose que pode se atualizar em projeção múltipla, em ambientes interativos
e imersivos, uma forma híbrida entre a experiência das artes visuais e do cinema na criação de um espaço para o envolvimento sensorial do espectador.

Construímos experiências na forma de um cinemainstalação, no qual a espacialização da projeção é essencial para que a experiência fílmica se realize. Nesta situação cinema, o espectador é parte ativa do processo. O que importa é a participação do visitante, que não depende apenas do acionar botões, mas de um envolvimento sensorial em que vários sentidos podem estar envolvidos, seja porque o espectador tem de percorrer o espaço, seja porque cabe a ele editar as imagens que presencia, ou porque é a sua presença que cria uma rede de narrativas possíveis. Este fenômeno foi potencializado pela capacidade do sistema computacional gerar a interatividade em tempo real.

Nesta exposição escolhemos momentos distintos da nossa produção artística que tratam dos fluxos entre as experiências do cinema, do vídeo e da arte eletrônica.




Situação Cinema Katia Maciel & André Parente

Embora Katia Maciel e André Parente tenham produções autônomas, os interesses que partilham vêm fazendo com que seus trabalhos se entrecruzem, com freqüência, há mais de uma década. Essa contigüidade de interesses de diversas ordens (intelectual, artística e experimental), origem de sua parceria suscitou Situação Cinema, mostra que reúne fragmentos essenciais das produções destes dois artistas.

Para André e Katia a “contaminação entre as experiências das artes visuais, cinema e arte eletrônica” e a participação do espectador como “elemento ativo do processo” são escolhas que inscrevem suas produções no âmbito da investigação das possibilidades poéticas das imagens eletrônicas. Quer dizer, inscrevem-nas de forma afirmativa no circuito da arte contemporânea, hoje um campo capaz de suportar, mais do que qualquer outro da produção cultural, as conexões entre todas as experimentações.

Fernando Cocchiarale e Franz Manata
Curadores



imagem
Katia Maciel e André Parente
Dança das caderias, 2007




Realização Mantenedores do

Apoio Allternativa FilmesX, N-Imagem, Zen Serigrafias e Estúdio Gráfico Marcia Cabral


Última Atualização ( 16 de outubro de 2007 )

Nenhum comentário: