quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Estudo Dirigido do Albino - Chama na CROC

Texto 01 – A Natureza e a Importância dos Empreendedores

1.Por que estudar empreendedorismo?

2.Qual é a sua definição de empreendedorismo?

3.Dê algumas razões que justificariam por que um empreendedor poderia obter sucesso ao levar um produto a um mercado, quando o governo ou uma grande corporação poderiam fracassar.

Texto 02 – A Mentalidade Empreendedora e Intra-Empreendedora

1.Liste cinco oportunidades para um novo negócio que chamaram sua atenção recentemente.

2.Com a maior popularização do empreendedorismo e a formação educacional mais abrangente dos empreendedores, você acredita no surgimento de um plano de carreira empresarial? Justifique sua resposta.

3.Por que você acha que alguns empreendedores bem-sucedidos têm dificuldade em administrar suas empresas além do estágio inicial?

4.Explique por que a administração corporativa tradicional não incentiva o intra-empreendedorismo.


Texto 04 – Criatividade e Idéia de Empresa

1.Tomando como exemplo o case da Federal Express apresentado no início do capítulo, discurse sobre a necessidade de mercado compreendida por Frederick Smith. Na sua opinião, a orientação para o cliente e a inovação técnica utilizada por Smith em sua empresa foram as melhores opções para seu sucesso? O que essas duas variáveis garantiram para a Federal Express? (Mínimo 10 linhas)

2.Prepare uma lista de problemas relacionados ao setor de fast-food que poderia ser usada para uma análise de inventário de problemas. Como os resultados gerados pela análise poderiam ser usados por um empreendedor em potencial no ramo de fast-food?

3.Que tipo de adaptações tecnológicas, estratégicas e táticas o empreendedor que inicia um negócio pela internet precisa realizar em sua empresa?

Texto 05 – Posicionamento da Oferta ao Mercado por Meio do Ciclo de Vida do Produto
Texto 06 – Desenvolvimento de novas Ofertas ao Mercado
Texto 07 – Gerência de Linhas de Produto e Marcas


4.Quais são os principais atributos diferenciadores de que as empresas podem dispor?

5.Como a empresa pode escolher e comunicar um posicionamento eficaz no mercado?

6.Quais as estratégias de marketing apropriadas para cada estágio do ciclo de vida do produto?

7.Quais as estratégias de marketing para cada estágio de evolução do mercado?

8.Que desafios uma empresa enfrenta no desenvolvimento de novos produtos?

9.Que estruturas organizacionais são utilizadas para gerenciar o desenvolvimento de novos produtos?

10.Quais as principais etapas do desenvolvimento de novos produtos e como podemos gerenciá-las melhor?

11.Quais são os fatores que afetam o índice de difusão e adoção, pelo consumidor, de produtos recentemente lançados?

12.Como uma empresa constrói e gerencia seu mix de produtos e suas linhas de produtos?

13.Como uma empresa toma melhores decisões de marca?


Um comentário:

maria teodora disse...

que saco isso
vc entrou pra np de desafios da babilonia contemporanea?