terça-feira, 11 de setembro de 2007

EUA ataca novamente


11/09/2007 - 07h44
Em novo vídeo, Bin Laden elogia um dos autores do 11/9
da Folha Online

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, divulgou nesta terça-feira uma nova gravação na qual elogia um dos autores dos atentados de 11 de setembro de 2001. O dia de hoje marca o 6º aniversário dos ataques, que mataram cerca de 3.000.

Na gravação, Bin Laden mostra uma foto de Abu Musab Al Shehri, "um jovem magnífico que correu o mais extremo dos perigos com mais 19 heróis", diz, em uma alusão aos atentados em Nova York.

"Abu Musab e seus irmãos fizeram um pacto com Alá de que seriam vitoriosos pela sua religião, e eles cumpriram o pacto e morreram sem mudar de idéia", diz Bin Laden.

Reuters

Bin Laden no vídeo veiculado na sexta-feira, após 3 anos sem aparecer em imagens
Al Shehri foi o terrorista que seqüestrou o vôo 11 da American Airlines, um dos dois aviões que atingiram as torres gêmeas do World Trade Center.

"Nós atingiremos vocês pela frente, pelas costas, pela direita e pela esquerda", diz Al Shehri na gravação, afirmando ainda que os EUA teriam "o mesmo destino que a União Soviética".

O terrorista elogia ainda as derrotas sofridas pelos EUA na Somália no final dos anos 90.

O vídeo ainda não foi divulgado em sites islâmicos na internet. No entanto, o IntelCenter --grupo independente de contraterrorismo dos EUA-- obteve a gravação e a divulgou.

Ontem, um comunicado postado em um site islâmico avisava que o líder da Al Qaeda divulgaria um novo vídeo para marcar os seis anos dos atentados, nesta terça-feira.

Reaparição

Na sexta-feira (7), após mais de três anos sem mensagens visuais, Bin Laden apareceu em um vídeo no qual pediu que os americanos "abracem o islã" e retirem seus soldados do Iraque.

Na gravação, o líder terrorista vestia uma roupa branca, estava sentado atrás de uma mesa e leu um discurso para o povo americano. A barba de Bin Laden estava mais curta do que o no último vídeo, divulgado em 2004, e completamente escura, aparentemente tingida.

A rede terrorista creditava a longa ausência de Bin Laden em vídeos a "razões de segurança". O vídeo de 30 minutos é aparentemente recente, segundo a agência Associated Press, que recebeu uma cópia da gravação. Bin Laden cita, por exemplo, a vitória de Nicolas Sarkozy nas últimas eleições presidenciais na França, ocorridas em maio.

Alternativas

No vídeo, Bin Laden não fez ameaças abertas nem menções diretas a ataques. Ele se dirigiu aos americanos falando sobre as falhas dos Estados Unidos no Iraque e as injustiças e males causados pelo Ocidente --entre eles o aquecimento global.

Matiullah Achakzai/Efe

Afegão observa poster com foto de Osama bin Laden, que apareceu em um novo vídeo
Ele disse aos americanos há duas soluções para terminar com o conflito no Iraque. "Uma é do nosso lado, e é intensificar a luta e mortes contra vocês. Este é nosso dever e nossos irmãos estão realizando isto", afirmou.

"A segunda solução é do lado de vocês. Eu os convido a abraçar o islã", disse Bin Laden.

"Assim que os donos da guerra das grandes corporações perceberam que vocês perderam a confiança em seu sistema democrático e começaram a procurar uma alternativa --e esta alternativa é o islã--, eles tentarão agradá-los para mantê-los à distância do islã", disse ele.

Propaganda

A última aparição de Bin Laden, em 2004, surgiu pouco antes das eleições para presidente nos Estados Unidos, das quais George W.Bush saiu vitorioso, conseguindo a reeleição.

Bin Laden disse que os Estados Unidos poderiam evitar outros ataques como os lançados às torres gêmeas se parassem de ameaçar os muçulmanos.

Desde então, outras figuras radicais surgiram mensagens sonoras de Bin Laden.

A última fita, divulgada em julho de 2006, falava sobre a morte do líder da Al Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi.

Fitas com a voz do líder e vídeos de outros membros da Al Qaeda --como o líder egípcio Ayman al Zawahiri-- freqüentemente aparecem nas proximidades do 11 de Setembro.


Nenhum comentário: