sábado, 2 de junho de 2007

Socorro, minha internet caiu - por Wagner Brenner

Socorro, minha internet caiu
O testemunho de uma crise de abstinência digital

Wagner Brenner

Ah, nada como o cheiro de café pela manhã. E, claro,um laptop para espiar o que aconteceu com o mundo desde ontem de madrugada. Mas, opa, o que é isso? A internet não está funcionando? Clique, clique, clique.Ah, tudo bem. Afinal, tenho os dois principais jornais na minha mesa, posso muito bem começar meu dia assim, mais off-line, mais low-tech, mais old school mesmo. Aliás, tenho esse hábito de ler o jornal sempre do mesmo jeito: querendo botar banca de leitor sério. Começo respeitoso, leio toda primeira página, encaro bravamente uns editoriais. Mas depois de alguns minutos me pego surfando descaradamente pelas páginas, escaneando títulos, textos e deliciosos e condensados comentários de fotos. Ando tratando o jornal como browser.

Aliás, será que voltou a conexão?
Não.
Mas que absurdo!
Ligo para o provedor, pronto para um embate.
— Vocês são provedores ou privadores de acesso?
— Como, senhor?
— Deixa pra lá, você não vai “estar entendendo”.

O fato é que a falta de acesso, combinada com um possível consumo exagerado de café, me deram uma certa crise de abstinência.

Suores. Tremores. Vontade de roubar gravatas.

Fiquei assustado com a minha urgência por conexão. Me dei conta de quanto a minha vida profissional e pessoal se embrenharam no on-line. Com a desculpa de estar no comando do Updaters, a situação fica ainda mais crítica, com direito a checagens compulsivas via Blackberry, quase minuto a minuto.

Tentei me acalmar, mas não deu. Liguei de novo para o “privador”, dessa vez disposto a falar com escalões mais altos. O responsável me explicou que era um problema no cabeamento e que tinham a plena consciência da importância de um reparo rápido. Me contou de reclamações de médicos sem acesso aos resultados de exames, profissionais da bolsa perdendo dinheiro, estudantes atrasando seus trabalhos.

Então percebi o óbvio: trabalho é onde a internet está.

O fruto da sua ocupação estará, cedo ou tarde, dentro de um cabo azul. E ficar sem ele equivale, literalmente, a um dono de padaria chegar ao seu estabelecimento pela manhã e encontrar suas portas trancadas por outra pessoa. Hoje não tem pão e não tem nada que você possa fazer sobre isso.

Ainda me impressiono com o impacto da internet na vida das pessoas. Como, em poucos anos, ela se impregnou de tal forma no nosso dia-a-dia que não conseguimos mais trabalhar se ela não estiver lá para nos servir. E da mesma maneira que nos serve, nos tenta a cada instante a seguir por links desnecessários, a enviar e-mails o dia inteiro, a precisar de referências para tudo. Mas desse jeito já esbarro em um assunto para meses de debates e artigos. Puxa, gostaria até de me estender,mas sabe o que é? Acabo de perceber que a minha conexão voltou e estou cheio de mensagens e sites para ver.


via Update or Die

Nenhum comentário: