terça-feira, 5 de junho de 2007

Guia rápido de Francês para quem está indo .
Básicos :

Bonjour - Bom Dia - Boa tarde se diz de 6:00 a 16:00
Bonsoir - Se diz a partir das 16:00
Bonjourneé - Bonjour para despedida
Bonsoireé - bonsoir para despedida
Au Revoir - Tchau
Ciao - Tchau
Á bientôt - Até mais
Comment allez-vous / comment vas-tu - Como vai você* ?
S'il vous/tu plaît - por favor
Bom,uma coisa difícil no francês é distinguir quando usar tu ou vous.Para turistas,usem sempre vous,porque é até mais fácil de conjugar.

Falando com outras pessoas..
Je m'apelle (seu nome ) - Eu me chamo ...
Conjugação verbo s'appeller(se chamar)
je m'appelle
tu t'appelles
il/elle/on s'appelle
nous nous appellons
vous vous appellez
ils s'appellent
Salut - Oi - informal
Ça va - tudo bem - informal

Informações
1.Bonjour,c'est où le métro plus proche ? (Bom dia aonde é o metro mais proximo ? )
2.Comment est-ce que je fais pour aller au / à la (como faço pra ir ao / a )
3.Je voudrais une baguete(Eu queria uma baguete)
4.Je ne parle pas français ( nao falo francês)
5.Parlez-vous Anglais/Portugais ? Est-ce que vous parlez anglais / portugais ( você fala inglês)
6.Je me suis perdu ( estou perdido )


Outra coisa boa é comprar o livro Bescherelle Conjugacoes(4 euros) e o Dicionario Larousse Frances-Portugues Portugues-Frances.
Muito bons.

A conjugação de alguns verbos..

Faire(fazer) ( on = a gente)
Je fais
Tu fais
Il/elle/ on fait
Nous Faisons
Vous Faites
Ils font

-------------------------------------
Vouloir (querer)
Je veux
Tu veux
Il veut
Nous voulons
Vous voulez
Ils veulent
-------------
Savoir( saber)
Je sais
Tu sais
Il sait
Nous Savons
Vous Savez
Ils savent
------------------------
être(Ser)
Je suis
Tu es
Il est
nous sommes
vous êtes
ils sont
------------------------------
avoir

j'ai
tu as
il a
nous avons
vous avez
ils ont

Je ( eu )
Tu ( tu )
Il ( ele )
Elle ( ela )
On (a gente /como acima)
Nous ( nos )
Vous ( vos )
Ils / Elles ( eles / elas )

Um comentário:

olavo walter disse...

como se fala "belo sapato, quer transar?"?