quarta-feira, 9 de maio de 2007

Estudo Dirigido n.3

ECONOMIA – RELAÇÕES PÚBLICAS
Profa. Eleonora Bastos Horta

Alunos:
Ana Cristina
Igor Amin Ataides
Maria Lira Figueiredo
Marcela
xxx

Estudo Dirigido n.3 - 03/05/2007

Tema: Contabilidade Social

Ref. Bibl. ROSSETTI, J.P. Introdução a economia.1997, cap.11
Valor Econômico.
Webinsider, Universo Online.

Questões:
1 – Diferencie produto macro de produto microeconômico.

A macroeconomia é a parte da economia que estuda o funcionamento do sistema econômico como um todo, especialmente, as variações do produto, nível geral de preços, nível de emprego, taxa de juros e balanço de pagamentos. Já a microeconômia, estuda o comportamento de agentes econômicos individuais (consumidores, produtores) e sua interação no mercado.


Em outras palavras, as pessoas possuem diversos objetivos desde a satisfação de necessidades primárias como também alimentar-se, vestir-se e proteger-se das intempéries; até as necessidades mais sofisticadas do tipo material, estético e espiritual. No entanto, os recursos disponíveis para alcançar estes objetivos estão limitados pela disponibilidade dos fatores de produção (trabalho, capital e matérias-primas).

A microeconomia consiste no estudo da forma como se alocam estes recursos para satisfazer a objetivos diferentes, a composição da produção e os determinantes da oferta e da procura de bens e serviços, como se inter-relacionam nos mercados e como são determinados seus preços relativos, e diferencia-se da macroeconomia no sentido de que esta se ocupa de estudar até que ponto os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados, como crescem com o tempo e outros temas relacionados com estes.

2 - Conforme a nova metodologia adotada recentemente pelo IBGE, analise o que mudou especialmente em relação ao setor de serviços.

3 - Considerando a classificação usual de setores de atividade produtiva que sentido faz cogitar do surgimento de um setor quaternário? O que teria mudado estruturalmente no capitalismo a ponto de solicitar tal modificação?

Pode-se dizer que algumas transformações em tempos atuais foram essenciais para pensarmos o surgimento de um novo setor na classificação segmentar das atividades produtivas. Um dos fatores mais relevantes para justificarmos o surgimento do setor quaternário foi à inserção da sociedade na era da informação.

Esta nova era, característica da globalização geral ou “capitalismo universal”, fez com que o setor de serviços, terceiro setor, se abrangesse de uma forma característica de tempos híbridos o qual vivemos onde diversos segmentos compõem um mesmo setor. A aceleração das técnicas de informática foi algo muito importante onde podemos viver numa nova dimensão, a virtualidade.

O terceiro setor ou de serviços está ligado a diversas produções como transporte, telefonia, bancos a qual ambos podem ser ativos reais tangíveis ou intangíveis. Em novos tempos surge, então, devido as diversas transformações ocorridas pela rapidez das ferramentas tecnológicas e obtenção veloz de matéria-prima através desses meios, um novo ativo, a informação.

O Capitalismo se posicionou devido à rapidez a qual a era da informação, ou melhor, do conhecimento, abordou o mundo. O objeto mais comercializado atualmente (as informações) se prevalece pela virtualidade, pois este não é um ativo real tangível e sim real intangível.

Vivemos num mundo cuja economia se prevalece como maior forma de negociação de poderes. O maior serviço comercializado no mercado mundial são as informações. Bancos de dados são vendidos a milhões de dólares, a prestação de serviço passa a se posicionar para trabalhar com a informação.

Pensar além e notar como a informação deve se transformar num “conhecimento”, sendo este o setor quaternário, algo tão potente merecedor da alta relevância diante o setor terciário ou de serviços, que possui características e especificidades no meio das atividades produtivas.


Um comentário:

Igor disse...

faltou a 2 e o nome da colega lá...