sexta-feira, 13 de abril de 2007

Título: Amanhã tenho que comprar minha droga pois não quero ser John Malkovich

Finasterida

Inicialmente idealizada para tratar a hipertrofia benigna da próstata, em comprimidos de 5 mg (Proscar ® ), atualmente também é utilizada para reduzir a queda de cabelo e favorecer o crescimento. Foi aprovada pelo F.D.A. (Food and Drug Administration) em 1997 na forma de comprimidos de 1 mg, com a ingestão diária por tempo indeterminado. Estima-se que um milhão de norte-americanos façam uso diário da droga. Age bloqueando uma enzima chamada 5-alfa redutase e assim reduz em 68,4% a conversão da testosterona para dihidrotestosterona (D.H.T.). A D.H.T. leva à miniaturização e perda dos fios geneticamente sensíveis de regiões específicas da cabeça (geralmente no alto). Não faz crescer cabelo em pele totalmente calva, e sim diminui a queda e torna os fios mais grossos, mais escuros e com maior comprimento.

Até o momento a Finasterida parece ser uma droga segura. O uso por cinco anos consecutivos para tratar a calvície demonstrou baixo índice de efeitos colaterais. Muitos homens estão preocupados com a diminuição da libido, que ocorre em apenas 1,8% dos casos, pouco acima do placebo (medicamento sem princípio ativo), com 1,3%. Além disso, essa disfunção desaparece completamente quando o tratamento é interrompido e desaparece na maioria das pessoas que mantém o tratamento.

Trabalhos mostram que a Finasterida diminui a queda em 99% dos homens após dois anos de uso ininterrupto. A calvície estabiliza na coroa em 1/3 dos casos, há discreta melhora em 1/3 dos casos e significativa melhora em 1/3 casos. Na região frontal há discreta melhora em 38% dos homens e significativa melhora em 5%. O benefício não é tão dramático como num Transplante de Cabelo. O pico do efeito se dá em um a dois anos de uso e dura enquanto o medicamento for usado. Qualquer benefício obtido com a Finasterida desaparece após 12 meses sem a droga. As razões mais comuns para não se tomar a Finasterida são: receio de efeitos colaterais a longo prazo, custo e necessidade de tomar a medicação diariamente.

A Finasterida não afeta os fios que não estão sujeitos a cair. Pode ser usada isoladamente, antes, durante ou depois de um Transplante de Cabelo. Enquanto que a cirurgia melhora as regiões frontais, a Finasterida melhora particularmente a região da coroa.


2 comentários:

Anônimo disse...

eu achei este post meu aqui muito interessante! rss!

maria teodora disse...

uaehauieui existem melhores!