Diálogo no Escuro - O essencial é Invisível
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140405.htm
http://www.ubcbrasil.org.br/noticias/noescuro.htm
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diálogo no Escuro - O essencial é Invisível
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140405.htm
http://www.ubcbrasil.org.br/noticias/noescuro.htm
Postado por
maria teodora
às
01:28:00
3 comentários:
Vamos na abertura? sábado em campinas!
tell me that u'll open your eyes
"blessed are your eyes because they see"
Mostra Diálogo no Escuro.
O Conceito:
Diálogo no Escuro é uma exposição interativa que nasceu na Alemanha, em 1989. Foi criada pelo Dr. Andréas Heinecke, como uma plataforma de encontros livres de preconceitos, aonde o diálogo pudesse fluir de maneira livre e paritária entre pessoas com e sem deficiências.
Já foi feita em 130 cidades de 19 países e foi visitada por quase 5 milhões de pessoas. Mais de 5 mil deficientes visuais já trabalharam na mostra. Já houve 2 mostras temporárias do Diálogo no Brasil, ambas com grande sucesso ainda que muito pequenas uma no Rio de Janeiro em 2005 e uma em Brasília, durante a feira da Embrapa em 2006. Nesta última, 5.000 pessoas visitaram o estande do Diálogo em sete dias de feira.
Em espaços totalmente escuros, deficientes visuais conduzem os visitantes em pequenos grupos pela exposição.
Ocorre uma inversão de papéis: as pessoas cegas, acostumadas a orientar-se e a mover-se sem a visão, não são deficientes em um local sem luz. Neste ambiente, converte-se em guias, que garantem orientação e mobilidade e nos conduzem com destreza por um mundo invisível.
Por outro lado, os visitantes que possuem a visão normal, vêem-se arrancados de sua rotina social e de seus hábitos perceptivos. Privados de seu órgão de percepção central têm de confrontar-se com suas próprias limitações. Aqui, são os visitantes que têm dificuldades e precisam confiar em uma pessoa desconhecida, sentindo necessidade de estabelecer boas relações interpessoais e de comunicar-se.
A exposição desperta em cada um o respeito e a valorização pela pessoa com deficiência, ajudando a eliminar preconceitos e barreiras de comunicação e convivência.
Postar um comentário